Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
13/05/19 às 16h00 - Atualizado em 14/05/19 às 11h43

Ibaneis Rocha participa das comemorações do aniversário da PM

COMPARTILHAR

Agência Brasília

 

O governador Ibaneis Rocha celebrou os 210 anos da Polícia Militar do Distrito Federal com solenidade realizada na manhã de hoje (13), no Palácio do Buriti, da qual também participaram o vice-governador, Paco Britto; o secretário de Segurança Pública, Anderson Torres; e da comandante-geral da PM, Sheyla Soares Sampaio, e demais autoridades. Durante o evento, o chefe do Executivo recebeu o projeto de restruturação administrativo da corporação, que, por meio de decreto, dará maior autonomia aos comandantes dos batalhões militares, aproximando-os de maneira mais direta e eficiente da sociedade.

 

“Sou de uma época aqui em Brasília em que a vida dos batalhões ficava junto à comunidade, trazendo sensação muito maior de segurança”, lembrou o governador. “A intenção é devolver aos batalhões a força que eles tiveram no passado no DF e sua influência dentro de cada cidade, integrando-os à sociedade, às famílias. O projeto está agora nas mãos do secretário de Segurança e será analisado da forma mais breve possível.”

 

A comandante-geral da PM, por sua vez, destacou: “A missão da Polícia Militar é contribuir para o aprimoramento da sociedade. Nosso cotidiano é marcado pelo esforço de assegurar o direito universal da paz, e esse é o sonho de toda a sociedade”.

 

O governador também aproveitou as comemorações para fazer a entrega simbólica, à PMDF, de 125 fuzis modelo Imbel IA2, calibre 5.56, e de oito ônibus para transportes de policiais militares. A previsão é de que, no futuro, mais 14 veículos do gênero sejam repassados à entidade. 

 

“Vamos trabalhar ainda muito para melhorar o aparelhamento e a qualidade de nossos profissionais da área de segurança”, disse Ibaneis. “O secretário de Segurança sabe de nossa determinação no sentido do combate ao crime na cidade e no compromisso com a redução dos índices da criminalidade em todas as áreas. Vamos cobrar isso de forma constante, mas vamos cobrar dando condições de trabalho. Temos autorização para punir com severidade aqueles que praticam crimes contra a vida e contra o patrimônio”.

 

Condecoração

 

Um dos temas abordados pelo governador Ibaneis Rocha durante o evento foi a questão da violência doméstica, que receberá atenção especial em sua gestão. A meta é intensificar as campanhas publicitárias contra o feminicídio, por meio de uma parceria entre a Secretaria de Comunicação e entidades de segurança. “Temos que devolver a segurança e tranquilidade às mulheres do DF”, comentou o governador, condecorado, durante a solenidade, com a Medalha da Ordem do Mérito Alferes Joaquim José da Silva Xavier, a mais alta honraria concedida pela instituição.

 

Além de autoridades e de cerca de 200 policiais militares, participaram das comemorações dos 210 anos da PMDF estudantes de três colégios militares da cidade: Brasília, Dom Pedro II e Tiradentes. Alunas vencedoras do prêmio de melhor redação do Colégio Militar Brasília, que teve como tema o aniversário da instituição, receberam troféus das mãos do governador.

 

Aluno do segundo ano do Colégio Militar Tiradentes, Athur Lopes Silva não vê a hora de tirar a farda do colégio e ir para as ruas como PM. “É um sonho que vem de família, já que meu pai é policial militar”, disse. “É um ambiente que me agrada muito, gosto desse ambiente militarizado, tanto pela disciplina, quanto pela organização. A PM é muito mais do que segurança: hoje agrega um leque de outros serviços, envolvendo assuntos como educação e saúde.”

 

História

 

A história da Polícia Militar do Distrito Federal tem início no século 19, com a chegada da corte portuguesa ao Rio de Janeiro, então capital do país. Com a mudança da nova capital da república para o Planalto Central, a corporação é transferida para a região, sendo definitivamente instalada em Brasília no ano de 1966.

 

Desde sua criação, a guarda policial se dedica à preservação da ordem pública na capital federal, atuando no Plano Piloto e em todas as regiões administrativas, atuando dia e noite para o bem-estar da sociedade. Atualmente, cerca de 8.500 mil policiais militares estão na ativa no DF.