28/12/18 às 11h02 - Atualizado em 28/12/18 às 11h08

Forças de segurança preparam esquema para Réveillon

Orisley Guedes e João Roberto

O esquema de segurança das festas públicas de fim de ano 2018/19 no Distrito Federal será feito pelas Forças de Segurança do Distrito Federal, com o apoio do Centro Integrado de Operações de Brasília (CIOB), da Secretaria da Segurança Pública e da Paz Social (SSP/DF), que funcionará de forma plena na virada do ano, com 22 agências integradas. Há três eventos de maior proporção: Pontão do Lago Sul, estacionamento do Estádio Nacional Mané Garrincha e o da Prainha.

A Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) ficará responsável pelo planejamento e execução do policiamento ostensivo, com foco nos locais onde houver maior concentração de pessoas para preservar a ordem pública e a segurança da sociedade durante as comemorações. A área de estacionamentos terá apoio de unidades especializadas, como Cavalaria, BPChoque e Rotam. Conforme regras da SSP/DF, nos eventos particulares haverá reforço de segurança privada.

Durante o Réveillon, as Delegacias de Polícia Civil vão funcionar em esquema de plantão, com o reforço da Delegacia Eletrônica, das Centrais de Flagrante e do 197 (disk-denúncia), que funcionam 24 horas. Na segunda-feira (31), haverá expediente das 8h às 14h em todas as unidades da Polícia Civil. A partir de 2 de janeiro, as unidades retornam ao horário normal.

O Corpo de Bombeiros colocará à disposição equipes de atendimento pré-hospitalar, de combate a incêndio e outras equipes preventivas para dar suporte à população. Ao todo, 65 militares atuarão nos eventos comemorativos e outros 30 estarão de prontidão para reforço em caso de necessidade. Assim como na segurança, nos eventos particulares haverá o apoio de brigadistas.

Trânsito

O Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF) atuará com 50 agentes e terão apoio do Departamento de Estradas e Rodagem (DER-DF) e da PMDF nas operações de sinalização, controle, fiscalização de trânsito e apoio à travessia de pedestres em todos os eventos de comemoração de fim de ano no Distrito Federal.

A partir das 10h de segunda (31), o trânsito na Ponte Costa e Silva sofrerá alterações. Quem sair do Lago Sul em direção ao Plano Piloto deverá transitar pela faixa central, já que a faixa da direita será exclusiva para o tráfego de veículos autorizados.

O acesso à via L4 Sul, pela tesourinha da Ponte será fechado devido à montagem da estrutura do evento e para assegurar a livre circulação de pedestres no local. O condutor que for acessar a via L4 Sul, no sentido Asa Norte, deverá fazer o retorno pelo viaduto.

Por volta das 23h40 até as 0h30, a Ponte Costa e Silva será totalmente bloqueada para a segurança de motoristas e pedestres durante a queima de fogos no Lago Paranoá. O bloqueio será realizado nos dois sentidos, no retorno em frente ao Pontão do Lago Sul e na altura da alça de acesso à via L4 sul.

No Eixo Monumental não haverá alterações no trânsito, mas a partir das 16h da segunda (31), os motoristas devem estar atentos às áreas de embarque e desembarque para pedestres no canteiro da Via N1, próximo a Funarte e no contorno do Estádio Nacional de Brasília Mané Garrincha que darão acesso ao espaço reservado para a festa de Réveillon.