Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
29/06/18 às 11h45 - Atualizado em 29/10/18 às 12h54

Forças de segurança concluem curso oferecido pela polícia francesa

COMPARTILHAR

Vinte e um policiais civis, militares e federais finalizaram o Curso sobre Técnicas em Intervenção no Âmbito de Missões em Local Fechado. A equipe, formada por unidades especializadas, passou por treinamento sobre situações que envolvem reféns, atos terroristas e proteção de autoridades. A solenidade de encerramento ocorreu na manhã desta sexta-feira (29), na sede do Batalhão de Operações Especiais (Bope), da Polícia Militar.

 

Para o secretário da Segurança Pública e da Paz Social, Cristiano Sampaio, que esteve na cerimônia, esse tipo de curso é fundamental para integrar as instituições de segurança. “O que vejo com frequência é a parceria permanente entre as polícias, o apoio operacional, a troca de informações e capacitação. Este curso mostra a integração não só entre as polícias do Distrito Federal, mas com a Polícia Federal, polícia de outros estados e a polícia francesa”.

 

Os instrutores trabalham na unidade de elite da polícia francesa e trouxeram técnicas utilizadas no país para o Brasil. Um exemplo de estudo caso apresentado durante o curso é ataque terrorista no teatro Bataclan de Paris, onde terroristas fuzilaram várias pessoas e fizeram reféns, em novembro de 2015.

 

Os policiais militares do Bope do DF e do Mato Grosso do Sul, do Departamento de Operações Especiais da Polícia Civil (DOE/PCDF) e do Comando de Operações Táticas da Polícia Federal (COT/PF) foram selecionados pelas próprias instituições. O treinamento foi promovido pela SSP/DF, em parceria com a Polícia Nacional Francesa.

 

Técnicas

Durante duas semanas, entre os dias 18 e 29 de junho, os policiais tiveram aulas práticas de intervenção, técnicas para entrar em locais fechados, abordagem de suspeitos que mantém reféns em casas, ônibus e metrô, além de libertação de reféns em casos de terrorismo.

 

Quatro policiais militares fizeram a tradução das instruções dadas pelos policiais franceses.

 

AGUARDE GALERIA DE FOTOS

 

 

 

Curso sobre Técnicas em Intervenção no Âmbito de Missões em Local Fechado

Leia também...