Ascom – SSP/DF
Desde a implantação do programa Fora da Rede – em outubro do ano passado – a Polícia Civil do Distrito Federal, em parceria com a Anatel, bloqueou 7.892 celulares. O programa permite que pessoas que tiveram seus celulares roubados ou furtados possam bloquear o aparelho em delegacias ou por meio da Delegacia Eletrônica. Desta forma, outros chips não poderão ser habilitados nos telefones, desestimulando assim a prática criminosa.
“O programa é uma rede de proteção e combate à criminalidade envolvendo furtos e roubos de celulares. Esses produtos possuem alto valor de mercado e são fáceis de serem comercializados ou trocados por drogas ou armas”, explicou o chefe da Divisão de Comunicação da PCDF, delegado Lúcio Valente.
Para que o bloqueio seja possível é necessário que a vítima vá à delegacia mais próxima para fazer o registro de ocorrência do roubo ou furto. Pode ainda acessar a Delegacia Eletrônica, informar o número da linha, o nome e o CPF do titular da linha (caso não seja a própria vítima) e o número do IMEI.
O número do IMEI não é obrigatório no caso de registro presencial em uma das Delegacias de Polícia, mas ele facilita a validação das informações, garantindo o efetivo bloqueio. Aparelhos celulares com mais de um chip possuem mais de um número de IMEI.
Levantamento feito pela Secretaria de Segurança Pública e da Paz Social (SSP/DF), em 2017, mostrou que em 74% dos roubos cometidos contra a pedestres, o alvo dos bandidos era o aparelho celular.
O cidadão também pode contribuir com o trabalho da polícia e denunciar o comércio ilegal de aparelhos por meio do site da Polícia Civil, pelo disque denúncia no telefone 197, opção 0. Outra opção é mandar uma e-mail para denuncia197@pcdf.df.gov.br ou ainda pelo WhatsApp (61) 98626-1197.