Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
1/11/18 às 15h18 - Atualizado em 3/11/18 às 0h40

Finados – Segurança Pública divulga planejamento operacional

COMPARTILHAR

 

Ascom – SSP/DF

 

Os seis cemitérios do Distrito Federal  — localizados na Asa Sul, em Brazlândia, no Gama, em Planaltina, em Sobradinho e em Taguatinga —, e imediações receberão reforço no policiamento e ações de trânsito na próxima sexta-feira (2), Dia de finados. O horário de funcionamento das unidades será das 7h às 19h.

 

Nos cemitérios da Asa Sul, Sobradinho e Planaltina, as ações de trânsito serão coordenadas pela Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF). Ficará a cargo do Departamento de Trânsito (Detran/DF), o trânsito nas vias urbanas que dão acesso aos cemitérios de Taguatinga e Brazlândia. No Gama, a ação será coordenada pelo Detran em conjunto com o Departamento de Estradas de Rodagem (DER/DF).

 

Para facilitar a entrada dos pedestres, na Asa Sul, Taguatinga, Gama e em Sobradinho, serão disponibilizadas, pela concessionária que administra os cemitérios da Capital, vans aos visitantes para transportá-los gratuitamente.

 

 

Alterações o trânsito

 

No cemitério Campo da Esperança (Asa Sul), a entrada para pedestres ocorrerá pelo portão principal da unidade (ao lado do templo da Legião da Boa Vontade – LBV), e pelo portão em frente ao estacionamento 6, no Parque da Cidade. Os outros dois portões, em frente ao Setor Policial, estarão fechados por não haver estacionamentos próximos. Todos os acessos estarão sinalizados pelos órgãos de trânsito.

 

O trânsito nas proximidades do cemitério terá sentido único. Os retornos na altura do setor hospitalar estarão todos fechados. Para acessar o cemitério, o motorista que estiver na EPPM, via em frente ao Setor Policial Sul, deverá retornar no viaduto da W3 Sul e subir na via interna do SHS (ao lado do Hospital Santa Lúcia).  O balão em frente ao Cemitério estará parcialmente fechado.

“Recomendamos que os visitantes deem preferência para o estacionamento número 6 do Parque da Cidade. Durante todo o dia policiais militares estarão no local auxiliando na travessia dos pedestres e o local possui 800 vagas de estacionamento. Orientamos também o uso dos estacionamentos do Setor Hospitalar Sul (SHS)”, explicou o subcomandante do Comando de Policiamento de Trânsito da PMDF, coronel Edvã Souza.

 

Veja como ficará o trânsito no local:

 

 

 

 

Os cemitérios de Brazlândia e Planaltina não possuem estacionamento interno. Portanto, o acesso de veículos será restrito aos portadores de mobilidade reduzida e às viaturas. Os demais condutores devem estacionar em local apropriado para não prejudicar a circulação de veículos e pedestres.

 

Próximo ao cemitério de Taguatinga, serão implantadas travessias de pedestres, que ficarão sob controle dos agentes de trânsito do Detran. A área destinada a embarque e desembarque será no estacionamento em frente ao cemitério, que funcionará com fluxo em sentido único para facilitar a fluidez. A via de acesso ao cemitério, pelo setor de oficinas, ficará parcialmente interditada e o controle de acesso à área interna do cemitério ficará sob a responsabilidade de funcionários da empresa administradora do local, identificados com coletes.

 

O trânsito próximo ao Cemitério de Taguatinga ficará da seguinte forma:

 

 

No Gama, a via de acesso ao cemitério, a DF-475 – será fechada pelo DER para o acesso de veículos, exceto aos de emergência, policiamento, condutores com mobilidade reduzida e imprensa. As equipes do Detran atuarão em apoio ao DER, na Avenida Contorno do Gama, altura da rotatória de ligação à DF 475. Os agentes auxiliarão na travessia de pedestres, embarque, desembarque e estacionamento de veículos. Uma das faixas à direita da via ficará fechada para garantir o deslocamento dos pedestres até a DF-475 em segurança.

 

“É importante que os condutores redobrem a atenção nas proximidades dos cemitérios, não estacionem em local proibido e busquem rotas alternativas para evitar congestionamentos, principalmente nos horários de pico. Aos pedestres, a recomendação é para que façam a travessia somente nos locais controlados por agentes de trânsito”, orientou Glauber Peixoto, Diretor de Policiamento e Fiscalização de Trânsito do Detran/DF.