Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
9/12/21 às 18h54 - Atualizado em 9/12/21 às 19h04

🚨🤝 DF sedia reunião de secretários de Segurança Pública do país

Adriana Machado, da Ascom – SSP/DF

 

Secretários de Segurança Pública de todo país estão no Distrito Federal para a 79ª Reunião Ordinária do Colégio Nacional de Secretários de Segurança Pública (Consesp). O encontro ocorre, nesta quinta (9) e sexta-feira (10), na Residência Oficial de Águas Claras (Roac). O objetivo é discutir políticas públicas para combate à criminalidade e troca de experiências e práticas exitosas entre os participantes.

Objetivo da reunião é discutir políticas públicas para combate à criminalidade e troca de experiências e práticas exitosas entre os participantes | Foto: Divulgação/SSP-DF

Esta é a terceira reunião presencial, desde agosto. Até então, desde o início da pandemia, os encontros estavam ocorrendo no formato on-line. O secretário de Segurança Pública do DF, Júlio Danilo, preside o conselho, de forma interina. Segundo ele, os encontros são essenciais para atualização entre os gestores das pastas.

 

“O compartilhamento de experiências exitosas e projetos estratégicos dos diferentes estados pode contribuir com as políticas de segurança pública nacional e de outras regiões, já que o conselho é um órgão consultivo do Ministério da Justiça”, comentou Júlio Danilo. “O fortalecimento do colegiado, de forma atuante e integrada, é benéfico para todo o país”, completou.

 

Do Ministério da Justiça, participaram da abertura da reunião o secretário executivo Márcio Nunes; o secretário de Operações Integradas, Alfredo Carrijo; a secretária de Gestão e Ensino em Segurança Pública, Ana Cristina Santiago; e o secretário nacional de Segurança Pública (Senasp), Renato Paim.

As reuniões ordinárias ocorrem quatro vezes por ano, podendo haver convocação extraordinária a qualquer tempo.

 

O Consesp surgiu em abril de 2003, durante a realização do Encontro Nacional de Secretários de Segurança Pública. Ele oferece às secretarias estaduais informações que possam subsidiar a formulação de diretrizes e metas em segurança pública e divulga ações de sucesso dos estados que possam ser aplicadas por outras unidades da Federação.

 

Edição: João Roberto