26/05/21 às 20h32 - Atualizado em 26/05/21 às 20h35

ūüöú DF Livre de Carca√ßas limpa ruas de Taguatinga

Adriana Machado, da Ascom – SSP/DF

Em mais uma etapa da Operação DF Livre de Carcaças, no Setor de Oficinas de Taguatinga Norte, nesta quarta-feira (26), equipes do Governo do Distrito Federal (GDF) recolheram dez veículos abandonados. Desde o início da operação, em fevereiro de 2020, já foram retiradas 628 carcaças das ruas do DF.

O objetivo √© eliminar focos do Aedes aegypti ‚Äď transmissor da dengue, zika e chikungunya. A orienta√ß√£o junto √† popula√ß√£o quanto aos cuidados necess√°rios para acabar com os criadouros do mosquito √© uma das prioridades dos servidores dos √≥rg√£os participantes, como explica o secret√°rio de Seguran√ßa P√ļblica do DF, delegado J√ļlio Danilo.

Foto: Divulgação/SSP-DF

Esta é a segunda semana consecutiva que as equipes vão até o Setor de Oficinas de Taguatinga, o que tem agradado empresários locais. Dez carcaças foram retiradas nesta quarta-feira (26) | Foto: Divulgação/SSP-DF

‚ÄúOs locais em que realizamos a DF Livre de Carca√ßas, que ocorre praticamente toda semana, s√£o definidos a partir de reuni√Ķes semanais junto √† Sala Distrital Permanente de Coordena√ß√£o e Controle das A√ß√Ķes de Enfrentamento √†s Doen√ßas Transmitidas pelo Aedes (SDCC), em que s√£o apontadas as regi√Ķes administrativas com maior necessidade da opera√ß√£o. A partir disso, as equipes se preparam para atuar junto √† popula√ß√£o¬† e fazer as orienta√ß√Ķes. A efetividade desse trabalho √© t√£o grande que muitos propriet√°rios se sensibilizam e acabam retirando esse material das ruas sem que seja necess√°rio o recolhimento por parte do Estado‚ÄĚ, explica o secret√°rio.

Esta √© a segunda semana consecutiva que as equipes v√£o at√© o Setor de Oficinas de Taguatinga, o que tem agradado empres√°rios locais, como Juvenal Dias, propriet√°rio de oficina e galp√Ķes na regi√£o. ‚Äú√Č muito importante que esta medida chegue aqui no setor. Al√©m de eliminar focos da dengue, o que beneficia nossa sa√ļde, o lugar fica mais seguro e mais limpo, e isso √© importante para atrair nossos clientes‚ÄĚ, conta. Jair Oliveira, um dos fundadores do setor e membro de uma associa√ß√£o local, agradeceu a equipe presente. ‚ÄúMuito obrigado a todos, essa a√ß√£o √© muito importante‚ÄĚ, afirmou.

21 regi√Ķes administrativas j√° receberam a visita da DF Livre de Carca√ßas, que √© uma a√ß√£o cont√≠nua

Ação conjunta e estratégica

Participam da DF Livre de Carca√ßas as secretarias de Cidades, Executiva de Pol√≠ticas P√ļblicas e DF Legal, o Departamento de Tr√Ęnsito (Detran), a Pol√≠cia Militar do Distrito Federal (PMDF) e a Diretoria de Vigil√Ęncia Ambiental (Dival) da Secretaria de Sa√ļde (SES), al√©m da Secretaria de Seguran√ßa P√ļblica (SSP/DF) e membros titulares da Sala Distrital Permanente de Coordena√ß√£o e Controle das A√ß√Ķes de Enfrentamento √†s Doen√ßas Transmitidas pelo Aedes (SDCC). A Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap) e o Departamento de Estradas de Rodagem (DER) tamb√©m atuam junto √†s equipes.

Para a secret√°ria executiva de Pol√≠ticas P√ļblicas, Meire Mota, a a√ß√£o conjunta tem sido essencial. ‚ÄúEm uma a√ß√£o conjunta da SDCC, com envolvimento e comprometimento dos envolvidos e, principalmente, das administra√ß√Ķes regionais e apoio da popula√ß√£o no trabalho de localiza√ß√£o dessas carca√ßas, estamos conseguindo promover uma grande limpeza nas cidades. A a√ß√£o soma sa√ļde, prote√ß√£o ambiental e seguran√ßa, que s√£o pol√≠ticas p√ļblicas fundamentais para o bem-estar da nossa popula√ß√£o‚ÄĚ.

A identifica√ß√£o dos carros √© feita pelos Conselhos Comunit√°rios de Seguran√ßa (Consegs). ‚ÄúSomado ao apoio dado pelas administra√ß√Ķes regionais e a popula√ß√£o, a participa√ß√£o dos Consegs na identifica√ß√£o desses materiais √© essencial para a continuidade da a√ß√£o. A seguran√ßa √© um dos principais fatores apontados pelos representantes dos conselhos, pois a retirada desses carros abandonados contribui com o aumento da sensa√ß√£o de seguran√ßa da popula√ß√£o‚ÄĚ, valoriza o coordenador dos Consegs, Marcelo Batista.

Para contribuir com a identifica√ß√£o desses materiais, basta enviar um¬†e-mail para o Conseg, com informa√ß√Ķes que facilitem a localiza√ß√£o dos entulhos. A DF Livre de Carca√ßas √© uma a√ß√£o cont√≠nua e j√° ocorreu em Samambaia, Candangol√Ęndia, Guar√°, Sudoeste, Taguatinga, SIA, Plano Piloto, Parano√°, Ceil√Ęndia, Santa Maria, Gama, Recanto das Emas, Riacho Fundo, Sobradinho, S√£o Sebasti√£o, N√ļcleo Bandeirante, Arniqueira, Riacho Fundo II, Cruzeiro e Planaltina. Tamb√©m foram contempladas as faixas de dom√≠nio do DER, dos p√°tios da 15¬™ e 19¬™ delegacias de pol√≠cia e do Setor de Oficinas Sul (SOF).

Edição: Lanna Morais e Agência Brasília