Governo do Distrito Federal
3/12/21 às 15h28 - Atualizado em 3/12/21 às 17h29

🚜🚗 DF Livre de Carcaças já retirou 749 veículos das ruas

Adriana Machado, da Ascom – SSP/DF

 

Como parte das ações da Cidade da Segurança Pública (CSP) que ocorrem em São Sebastião até domingo (5), a Secretaria de Segurança Pública (SSP) realizou, nesta quinta-feira (3), mais uma edição especial da Operação DF Livre de Carcaças.

A retirada de veículos abandonados das ruas, além de contribuir com a sensação de segurança da população, ajuda a eliminar criadouros do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue | Fotos: Divulgação/SSP

Foram retirados 12 veículos abandonados das ruas da região. Com essa ação, chega a 749 o total de veículos abandonados retirados das vias de todo o Distrito Federal, desde que a operação foi lançada, em fevereiro de 2020.

 

Além de contribuir com a sensação de segurança da população, a operação tem como objetivo eliminar criadouros do mosquito Aedes aegypti, transmissor de dengue, zika e chikungunya.

 

“Não é a primeira vez que esta operação é realizada em nossa região. Ela é fundamental, pois, além de deixar a cidade mais bonita, a retirada contribui com as questões de saúde pública”Alan Valim, administrador regional de São Sebastião

“É uma ação bastante relevante e que está pactuada com o esforço do Governo do Distrito Federal para redução dos casos de dengue no DF”, explica o secretário de Segurança Pública, Júlio Danilo. “Além disso, a retirada desses veículos está apontada no relatório de desordens e realizado por nossa Unidade de Políticas Públicas para melhoria da sensação de segurança dos moradores”, explica o secretário, acrescentando que “o mapeamento do material contou, ainda, com o apoio do conselho de segurança local.”

 

A operação DF Livre de Carcaças é realizada em parceria com as secretarias Executiva das Cidades e de Políticas Públicas e DF Legal, Departamento de Trânsito do DF (Detran), Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF), Novacap e Diretoria de Vigilância Ambiental (Dival), da Secretaria de Saúde. (SES).

 

“Não é a primeira vez que essa operação é realizada em nossa região. Ela é fundamental, pois, além de deixar a cidade mais bonita, a retirada contribui com as questões de saúde pública. Ou seja, ajuda a salvar vidas, embeleza a cidade e contribui para mais segurança para o cidadão”, enfatiza o administrador regional da cidade, Alan Valim.

 

A população também pode contribuir com a identificação dos veículos abandonados nas regiões. Basta enviar um e-mail para conseg@ssp.df.gov.br.

Importante ressaltar que os carros abandonados devem apresentar algumas condições, como explica o coordenador dos Consgs, na SSP/DF, Marcelo Batista. “O veículo deve apresentar características de abandono, como vidros abertos ou quebrados”, destaca.

 

Controle vetorial
Os carros recolhidos são levados para o depósito do 3º Distrito Rodoviário do DER, onde agentes de Vigilância Ambiental fazem o controle vetorial.