Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
6/02/19 às 11h07 - Atualizado em 6/02/19 às 17h17

Detran/DF lança Operação Segurança na Faixa

COMPARTILHAR

O Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF) iniciou, nesta terça-feira (05/02), a OperaçãoSegurança na Faixa, que tem por objetivo fortalecer atitudes de respeito ao pedestre durante a travessia das vias. A princípio, as equipes de fiscalização atuarão em pontos de maior fluxo de pessoas, sobretudo, nas proximidades das escolas públicas e privadas, nos horários de entrada e saída de estudantes.

 

O principal foco da ação é inibir o cometimento de infrações de trânsito por parte dos condutores que desrespeitam a sinalização e colocam os pedestres em risco. Por isso, os agentes estarão presentes em pontos estratégicos, a fim de tornar mais visível para os condutores, esses locais de travessias. Além de aumentar a segurança dos pedestres, a ação poderá também, contribuir na diminuição dos acidentes e dos registros de infrações de trânsito.

 

A previsão é que a Operação Segurança na Faixa aconteça nas vias urbanas do DF, durante todo o ano, e conte com um efetivo diário de pelo menos 20 equipes, atuando de forma itinerante nas regiões administrativas. As ações da fiscalização estarão alinhadas, inicialmente, à campanha Volta às Aulas, da Diretoria de Educação do Detran, e com as ações da Engenharia de Trânsito do Órgão, ligadas ao Programa SOS DF.

 

De acordo com o Diretor de Policiamento e Fiscalização de Trânsito do Detran, Roberto Da Cruz, a faixa de pedestres é motivo de orgulho para Brasília e isso tem que se fortalecer cada vez mais: “somos uma das poucas Capitais do País onde o condutor respeita os pedestres no momento da travessia e não podemos perder essa característica. Por isso, fizemos um levantamento dos pontos mais críticos de desrespeito e serão colocadas viaturas nesses locais, nos horários de maior movimento, para orientar e fiscalizar quem descumpre as normas de trânsito. Lembrando que as equipes de educação estarão em locais distintos aos dos agentes, com a campanha de Volta às Aulas, e a engenharia continuará a revitalização das faixas através do cronograma do SOS DF. Somente no mês de janeiro deste ano, mais de duzentas receberam um reforço na pintura. Isso mostra que o Detran está empenhado em preservar vidas”.

 

O que diz o CTB

De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro, deixar de dar preferência de passagem a pedestre que se encontre na faixa a ele destinada é infração gravíssima, gera multa no valor de R$ 293,47 e sete pontos na CNH.

Em 2018, os órgãos de fiscalização de trânsito do DF registraram 6.840 infrações pelo artigo 214 do CTB, que trata do desrespeito ao pedestre na faixa.