Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
23/01/19 às 18h30 - Atualizado em 23/01/19 às 18h32

Defesa Civil participa de operação para coibir comércio ilegal de gás

COMPARTILHAR

 

Ascom – SSP/DF

 

 

A Subsecretaria de Defesa Civil participou, nesta quarta-feira (23), de uma operação conjunta com a Agência Nacional do Petróleo (ANP) que resultou na apreensão de 20 botijões de gás de cozinha comercializados ilegalmente no Cruzeiro. O estabelecimento que fornecia os produtos foi interditado pela Agência, que solicitou a fiscalização após denúncias recebidas pelos fiscais do órgão.

 

“Os fiscais identificaram o comércio ilegal destes produtos e solicitou à Defesa Civil que realizasse a fiscalização. Solicitamos o apoio do Departamento de Trânsito e da Polícia Civil do Distrito Federal durante a ação”, contou o gerente produtos perigosos da Defesa Civil, coronel Gleydson Andrade.

 

Os comerciantes não tinham autorização para vender os produtos nos veículos e estavam estacionados em área residencial. “Mesmo com a autorização de venda, não é permitido que os veículos permaneçam parados nestes locais. Eles podem circular com os produtos e parar apenas para efetuar a venda”, explicou Gleydson.

 

Os botijões ficarão retidos e somente poderão ser devolvidos aos donos após apresentarem documentação de regularização da situação. O estabelecimento somente voltará a funcionar após solicitação junto à ANP.

 

A Defesa Civil faz operações de fiscalização desses estabelecimentos de forma periódica e também a partir de denúncias. O telefone para denúncias de estabelecimentos que vendam os produtos ilegalmente é o 3362.1909.

 

Para Gleydson, é importante que o consumidor esteja atento e compre somente produtos autorizados. “É importante verificar se o estabelecimento possui autorização para venda desses produtos, pois desta forma o consumidor tem a garantia que os órgãos de controle fiscalizam o local, e desconfiem de produtos com valor abaixo de mercado”, finalizou.