Governo do Distrito Federal
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31/05/21 às 18h56 - Atualizado em 1/06/21 às 14h12

🌞Defesa Civil emite alerta de baixa umidade no DF

Adriana Machado, da Ascom – SSP/DF

 

Com umidade relativa do ar variando entre 20% e 30%, a Subsecretaria do Sistema de Defesa Civil emitiu alerta aos brasilienses nesta segunda-feira (31). No aviso, a subsecretaria, que integra a estrutura da Secretaria de Segurança Pública do DF (SSP/DF) orienta o brasiliense a adotar medidas como ingerir bastante e evitar exercícios físicos no período entre 10h e 16h.

 

“As temperaturas durante o dia estão cada vez mais elevadas e o período de estiagem chegou mais cedo neste ano. Além do calor excessivo, que pode elevar muito a temperatura do corpo causando prejuízos à saúde, como hipertermia, a umidade está cada vez mais baixa. Essa combinação é muito perigosa e merece toda a atenção. Portanto, os cuidados devem ser redobrados, principalmente com crianças e idosos”, alerta o subsecretário da Defesa Civil, coronel Alan Araújo.

 

A partir do próximo mês, a Defesa Civil deve aumentar o número de alertas emitidos por meio do sistema SMS de envio de mensagens. “Por isso é tão importante que as pessoas se cadastrem, para que possam receber nossas informações de forma pontual, ou seja, para uma região em específico, ou para todo o DF”, completa Alan.

 

Para se cadastrar, é necessário enviar uma mensagem  informando o CEP do local que tem interesse para o número 40199.

 

Umidade
A Defesa Civil classifica os níveis de umidade em três tipos: estado de atenção, quando a umidade fica entre 20% e 30% por cinco dias consecutivos; estado de alerta, com umidade entre 12% e 20% por três dias consecutivos e o estado de emergência, que é declarado quando a umidade fica abaixo dos 12% por, no mínimo, dois dias consecutivos.
 
Orientações importantes
➯ Procure manter o corpo sempre bem hidratado. Portanto, beba bastante água, mesmo sem sentir sede. Na hora do lanche ou da sobremesa, dê preferência a frutas ricas em líquidos, como melancia, melão e laranja, por exemplo. Em especial, fique atento à hidratação das crianças, idosos e dos doentes;
➯ Aplique soro fisiológico no nariz e nos olhos para evitar o ressecamento;
➯ Evite a prática de exercícios físicos ao ar livre entre 10h e 17h;
➯ Use produtos para hidratar a pele do rosto e do corpo, pelo menos depois do banho e na hora de deitar;
➯ Coloque chapéus e óculos escuros para proteger-se do sol;
➯ Aproveite o vapor produzido pela água durante o banho para lubrificar as narinas
➯ Coloque toalhas molhadas, recipientes com água ou vaporizadores nos quartos de dormir;
➯Evite aglomerações e a permanência prolongada em ambientes fechados ou com ar condicionado, pois o ressecamento das mucosas aumenta o risco de infecções das vias aéreas;
➯ Mantenha a casa sempre limpa e arejada. O tempo seco aumenta a concentração de ácaros, fungos e da poeira em móveis cortinas e carpetes;
➯ Procure não usar vassouras que levantam o pó por onde passam. Dê preferência para aspiradores ou panos úmidos;
➯ Ligue ventiladores de teto no modo “exaustor”, com ar direcionado para cima. Ligados para baixo, no modo “ventilação”, levantam a poeira que se mistura no ar;
➯ Lave as mãos com frequência e evite colocá-las na boca e no nariz. Não esqueça de usar máscara de proteção individual, importante neste período para evitar o contágio pelo novo coronavírus.

Edição: Lanna Morais