Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
11/12/18 às 17h24 - Atualizado em 12/12/18 às 12h03

Defesa Civil coordena simulado de vazamento de óleo

COMPARTILHAR

Patrícia Victor, da Ascom SSP/DF

 

 

A Subsecretaria do Sistema de Defesa Civil (Sudec) coordenou, nesta terça-feira (11), a simulação de vazamento de óleo diesel na faixa de dutos da Petrobras Transporte S.A  (Transpetro). O objetivo era capacitar órgãos públicos em ações de combate e controle em situações similares. O simulado ocorreu na Cidade Estrutural, próximo da Cidade do Automóvel, e envolveu os moradores da região.

 

“A ideia é preparar também a comunidade para minimizar os riscos de desastres ambientais, sociais e, sobretudo, garantir a preservação da vida humana”, explicou o subsecretário da Defesa Civil, coronel Sérgio Bezerra.

 

Para a moradora da Cidade Estrutural, Adriana Sousa Gois, 30 anos, o simulado é muito importante, pois orienta a população como agir em caso de necessidade de desocupação. “Essa oportunidade é muito boa para conhecermos os riscos que estamos expostos e o que fazer em caso de vazamento de óleo próximo a nossa residência”, afirmou.

 

Durante o exercício foi possível avaliar o tempo de reação e remoção dos envolvidos e, ainda, analisar a capacidade de resposta da Transpetro em situações de emergência.

 

“A simulação é importante, pois ajuda a estabelecer as diretrizes a serem seguidas pelas empresas e entidades, visando à adoção de procedimentos coordenados, que resultem no controle eficaz de emergências a fim de interromper ou atenuar, prejuízos ao meio ambiente, ao patrimônio e à sociedade”, ressaltou coronel Sérgio.

 

O evento contou com a participação do Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran/DF) para auxiliar a entrada e a saída dos veículos de emergência. “Nesse caso, trabalhamos efetivamente para garantir a fluidez do tráfego e diminuir os possíveis incidentes ocasionados no trânsito”, afirmou o agente de trânsito do Detran, Caio dos Santos.

 

O primeiro-sargento do Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBMDF), Emerson Almeida, destacou a interação entre as forças de segurança durante a operação. “Esse treinamento é fundamental para diagnosticarmos possíveis falhas visando proporcionar um atendimento de excelência para a população do Distrito Federal”.

 

Também participaram da simulação o Departamento de Trânsito (Detran), a Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF), o Departamento de Estradas de Rodagem do Distrito Federal (DER), o Instituto Brasília Ambiental (Ibram), o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU ) e o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) também participaram da simulação.

 

 

GALERIA DE FOTOS 

 

 

Treinamento de Emergência nos Dutos da Petrobrás