29/10/18 às 15h52 - Atualizado em 30/10/18 às 15h20

?Cuidados necessários durante as chuvas

Tempo instável e chuvas fortes é a previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) para o Distrito Federal nos próximos dias. O grande volume de água, que nesta segunda-feira (29) acumulou 191 milímetros, sendo que a média para o período é 159,8 milímetros, pode provocar incidentes. Portanto, é indispensável aumentar o cuidado.

De acordo com a coordenadora de Gestão de Riscos de Desastres da Subsecretaria do Sistema de Defesa Civil, tenente-coronel do Corpo de Bombeiros, Solange Ribeiro, os cuidados devem ser redobrados. “Com as chuvas, o risco de raios e descargas elétricas é muito maior”, explica.

Confira as dicas da Defesa Civil do DF para o período:

– Quando estiver chovendo, não entre em piscinas, lagos, ou lugares alagados. A recomendação é que saia ao primeiro sinal de chuva;

– Redobre a atenção quando estiver em rios ou cachoeiras, pois há riscos de tromba d´água;

– O cuidado deve continuar mesmo após cessar a chuva, pois os raios podem continuar;

– Evite também ficar debaixo de árvores e estruturas metálicas. Procure estruturas firmes para se proteger;

– Ventos fortes podem levar a queda de árvores sobre carros e casas;

– Desvie o carro de locais alagados, caso não seja possível, o motorista deve esperar que a chuva pare ou diminua.

O que fazer em casos de emergência

Acione o Corpo de Bombeiros do Distrito Federal (CBMDF) pelo número 193. A Defesa Civil é chamada pelo Corpo de Bombeiros, caso também haja riscos de desabamentos.