7/09/20 Ă s 11h54 - Atualizado em 16/09/20 Ă s 18h04

🚹Crimes contra a vida caem nos primeiros oito meses de 2020

JoĂŁo Roberto, da Ascom – SSP/DF

O esforço conjunto das forças de segurança para reduzir a criminalidade no Distrito Federal vem diminuindo a incidĂȘncia de crimes no comparativo com o mesmo perĂ­odo do ano passado. Levantamento realizado pela Secretaria de Segurança PĂșblica do DF (SSP) mostra que, nos primeiros oito meses deste ano, houve queda de 5,6% no nĂșmero de vĂ­timas de crimes violentos letais intencionais (CVLIs), que agrupam homicĂ­dio, latrocĂ­nio e lesĂŁo corporal seguida de morte.

O estudo aponta redução em quase todos os principais crimes monitorados pela SSP, como as tentativas de latrocĂ­nio, homicĂ­dio e feminicĂ­dio, que marcaram 28,5%, 10% e 49,2% de redução, respectivamente, em comparação aos primeiros oito meses de 2019. Ao analisar somente o cenĂĄrio de agosto, sĂŁo constatadas reduçÔes em todos os crimes monitorados, com exceção dos homicĂ­dios, com dois casos a mais que o mesmo mĂȘs do ano passado.

“Em 2019, tivemos o menor nĂșmero de vĂ­timas de homicĂ­dios para o mĂȘs de agosto em 21 anos”, conta o secretĂĄrio de Segurança PĂșblica, Anderson Torres. “Fechamos ainda o ano passado com a menor taxa de homicĂ­dios em 35 anos. SabĂ­amos, desde o inĂ­cio de 2020, que o desafio de manter a redução dos crimes seria grande. Entretanto, com planejamento, tecnologia, inteligĂȘncia e com o trabalho integrado das forças de segurança, estamos conseguindo superar as marcas de 2019 no acumulado do ano.”

“Com planejamento, tecnologia, inteligĂȘncia e com o trabalho integrado das forças de segurança, estamos conseguindo superar as marcas de 2019 no acumulado do ano”Anderson Torres, secretĂĄrio de Segurança PĂșblica

A ampliação do projeto de videomonitoramento no DF ajuda a otimizar o trabalho das polĂ­cias na prevenção e na elucidação de crimes. Em 19 meses, o nĂșmero de equipamentos instalados aumentou 47%. Em janeiro de 2019, o DF contava com 584 cĂąmeras. AtĂ© o fim de julho deste ano, havia 859 cĂąmeras instaladas.

De 2008 a 2018, o DF foi a terceira unidade da Federação com menor taxa de homicĂ­dios em dez anos, de acordo com o FĂłrum Brasileiro da Segurança PĂșblica. Em 2019, essa taxa foi a melhor do DF em 35 anos. “Temos que continuar melhorando”, ressalta o secretĂĄrio de Segurança PĂșblica. “Para isso, estamos aprimorando nossas estratĂ©gias, metas e avaliação de resultados. Conseguimos aperfeiçoar o que dĂĄ certo e ajustar o que nĂŁo estava de acordo”.

Redução de roubos e furtos

O acumulado do ano dos seis crimes contra o patrimÎnio (CCPs), monitorados de forma prioritåria pela SSP, apresentou queda de 28,2% no comparativo de janeiro e agosto de 2019/2020. Essa redução representa 8.520 roubos e furtos a menos no DF. Dos crimes analisados, o roubo a transporte coletivo apresentou a maior queda: 33,9%, de 1.084

O roubo em comĂ©rcio obteve redução de 28,1%, na comparação dos primeiros oito meses de 2019: de 911 para 655 ocorrĂȘncias em todo o DF – 256 casos a menos. No roubo a transeunte, houve 29,4% de queda no mesmo perĂ­odo. O furto em veĂ­culo e os roubos de veĂ­culo e a residĂȘncia caĂ­ram 23%, 31,7% e 8,3%, respectivamente.

FeminicĂ­dios

O combate Ă  violĂȘncia contra a mulher Ă© uma das principais pautas da SSP. De janeiro a agosto deste ano, os casos de feminicĂ­dio caĂ­ram de 21 para 12 – uma queda de 42,8%. “O feminicĂ­dio Ă© um crime de difĂ­cil prevenção e de fĂĄcil elucidação”, avalia o secretĂĄrio de Segurança PĂșblica. “Por acontecer, em sua maioria, no ambiente familiar, a denĂșncia Ă© melhor forma de proteger as mulheres. AtĂ© julho deste ano, 73,8% dos casos ocorreram dentro de residĂȘncias; e, em 47,6% dos casos, os autores eram maridos ou companheiros das vĂ­timas”.

Para incentivar a denĂșncia, a SSP promove a campanha #MetaaColher, com o slogan: “A melhor arma contra o feminicĂ­dio Ă© a colher”. A PolĂ­cia Civil do Distrito Federal (PCDF) ampliou o atendimento da Delegacia EletrĂŽnica e inaugurou uma unidade da Delegacia de Atendimento Ă  Mulher (Deam) em CeilĂąndia. A PolĂ­cia Militar, por sua vez, jĂĄ visitou mais de 4 mil vĂ­timas de violĂȘncia domĂ©stica este ano. “Temos nos mobilizado para garantir uma resposta rĂĄpida aos casos de violĂȘncia domĂ©stica para que nĂŁo se torne feminicĂ­dio”, explica Anderson Torres.

Operação Quinto Mandamento

Desenvolvida com base em estudos de manchas criminais e relatĂłrios de inteligĂȘncia, a Quinto Mandamento Ă© composta por açÔes que integram forças de segurança pĂșblica e outros ĂłrgĂŁos de governo com o objetivo de reduzir os crimes contra a vida.

A operação jĂĄ atendeu 26 regiĂ”es administrativas (RAs) e, em um mĂȘs, reuniu 719 agentes de segurança pĂșblica e ĂłrgĂŁos participantes. No total, 2,3 mil pessoas foram abordadas pelas polĂ­cias Militar e Civil, e 937 veĂ­culos foram inspecionados. TrĂȘs pessoas foram presas.