Ascom – SSP/DF
A Subsecretaria do Sistema Penitenciário (SESIPE) anunciou, na manhã desta quinta-feira (12), que suspendeu todas as visitas nos presídios do Distrito Federal até o dia 20 de março, inclusive. A medida tem caráter preventivo e está alinhada às ações do GDF voltadas para a prevenção de possíveis contágios com o coronavírus.
Semanalmente, as visitas ocorrem nas unidades prisionais às quartas e quintas-feiras. Às sextas uma pequena parcela de sentenciados recebem visitantes.
Atendimentos a advogados não serão suspensos inicialmente.
Medidas de contenção do vírus Já estavam sendo tomadas pela SESIPE, que é vinculada à SSP/DF. Cartilhas e material informativo foram distribuídos a servidores e visitantes. As informações foram repassadas aos reeducandos.
A Subsecretaria solicitou à Secretaria de Saúde um plano de contenção específico para o ambiente carcerário. A medida foi informada aos órgãos de Justiça. “Estamos tomando os cuidados necessários para resguardar servidores e internos”, explicou o subsecretário da SESIPE, Adval Cardoso.
Durante a visita ocorrida na quarta-feira (11), na Penitenciária do Distrito Federal II (PDF II) – uma médica realizou a triagem de visitantes. Aqueles que apresentavam sinais severos de gripe tiveram a visita inviabilizada. A triagem será repetida nesta quinta-feira (12).