Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
17/03/20 às 13h26 - Atualizado em 17/03/20 às 15h09

Coronavírus – CIOB reúne órgãos para acompanhamento da epidemia no DF

COMPARTILHAR

 

Adriana Machado, da Ascom – SSP/DF

 

 

O Comitê Executivo, criado para desenvolver ações de prevenção e enfrentamento ao coronavírus (Covid-19) e dengue, tem se reunido no Centro Integrado de Operações de Brasília (CIOB), da Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal (SSP/DF), para monitoramento diário das doenças no Distrito Federal. Os canais de atendimento – 190, 192, 193 e 199 – em funcionamento no CIOB  centralizam os atendimentos à população para o esclarecimento de dúvidas sobre as doenças, além dos atendimentos de rotina.

 

O Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde (CIEVS), da Secretaria de Saúde (SES), também funcionará no local pelos próximos trinta dias.

 

De acordo com o secretário de Segurança Pública, o delegado Anderson Torres, o centro de gestão compartilhada  reúne órgãos, instituições e agências do Governo do Distrito Federal também voltadas para a saúde, assim como para segurança, mobilidade, prestação de serviço púbico e fiscalização. “O objetivo do modelo de gestão integrada é dar mais celeridade e eficiência na resolução de situações e uma resposta mais rápida à população. Estamos unindo esforços e trabalhando de forma integrada com todos os órgãos para darmos a assistência necessária e as orientações corretas  ao Distrito Federal”.

 

 

Medidas de emergência

 

Com o objetivo de dar orientações sobre a prevenção do coronavírus, a Subsecretaria do Sistema de Defesa Civil, deu início na última semana às vistorias em estabelecimentos comerciais com grande circulação de pessoas, como shoppings e boates, e asilos.

 

Ao todo, 68 locais foram selecionados e inspecionados pelos técnicos. O objetivo não é fazer interdições, mas orientar quanto a importância da prevenção. “A intenção é verificar se os itens básicos de higiene estão sendo oferecidos, como álcool em gel e sabão em banheiros. Ao se deparar com uma situação de descumprimento, o agente fará a orientação quanto a forma correta de funcionamento do local”, explicou o subsecretário da Defesa Civil, Sérgio Bezerra.

 

Na rotina de trabalho dos profissionais, alguns procedimentos já haviam sido adotados, como cumprimentos pessoais somente com os punhos e distribuição de álcool em gel no local de trabalho e viaturas. A participação em palestras, seminários, cursos e encontros coletivos foram suspensos por 30 dias. A participação será permitida somente naqueles emergenciais ou convocados por outras instituições.

 

 

Presídios

Medidas de contenção do vírus foram adotadas pela Subsecretaria do Sistema Penitenciário (SESIPE), vinculada à SSP/DF. A suspensão das visitas nas unidades prisionais permanece até a próxima sexta-feira (20), quando será reavaliada.

 

O Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (TJDFT) expediu uma portaria suspendendo audiências judiciais entre os dias 17 e 30 de março. Serão realizadas somente aquelas com extrema necessidade. Desta forma, as escoltas judiciais ficam suspensas. As  hospitalares permanecem. O atendimento a advogados também continua a ocorrer nesta semana.

 

Cartilhas e material informativos foram distribuídos a servidores e visitantes. As informações foram repassadas aos reeducandos. A SESIPE está seguindo orientações dos profissionais da Secretaria de Saúde, específicas para o ambiente carcerário. “Estamos tomando os cuidados necessários para resguardar servidores e internos”, explicou o subsecretário da SESIPE, Adval Cardoso.

 

PMDF

A Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) adotou cuidados básicos de higiene e assepsia como parte do protocolo em abordagens. Os policiais são orientados a utilizar luvas e lavar as mãos ou utilizar álcool em gel após o procedimento.

 

“Nós não podemos parar. Desta forma, orientamos nossos policiais a agirem com cautela,  a utilizarem luvas e equipamentos de proteção. Caso não seja possível, deixamos bem claro a necessidade de lavarem as mãos com sabão ou utilizarem o álcool em gel”, explicou o subchefe do Centro de Comunicação da corporação, coronel Edvã Sousa.

 

 

 

PCDF

Já a Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF), por meio do departamento médico da instituição, está acompanhando atentamente a situação e avaliando se haverá alguma mudança nos atendimentos. Materiais, como álcool, máscaras e luvas estão sendo distribuídos aos servidores e está em andamento o processo para aquisição de mais produtos.

 

A instituição reforça a importância da utilização da Delegacia Eletrônica para o registro de ocorrências, como furtos. Dados mostram que quase 30% do total de ocorrências da instituição são registradas pela plataforma digital.

É possível registrar ocorrências relacionadas a:

Furtos diversos, como de carteiras, por exemplo;

Extravio ou perda de documentos e objetos;

Acidente de trânsito sem vítima;

Perturbação da tranquilidade, do trabalho ou sossego alheios;

Ofensas;

Ofensas raciais;

Ameaças;

Estelionato;

Maus tratos de animais;

Calúnia;

Injúria;

Difamação.

 

 

Equipamentos para o Corpo de Bombeiros

O Governo do Distrito Federal (GDF) liberou R$ 1 milhão para reforçar o orçamento do Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBMDF). O crédito suplementar será usado para adquirir chips eletrônicos que serão utilizados em equipamentos que detectam o vírus coronavírus.

 

Cerca de 40 militares do CBMDF estão escalados e preparados para atuar em terminais rodoviários e aeroportos. Para ajudar na atuação, os militares contam com a ajuda de 20 câmeras térmicas, três aparelhos que captam o ar e transformam em amostras para análise (Coriolis), e outros dois equipamentos (Veredus) destinados a confirmar a presença do vírus Covid-19.

 

Detran

A partir desta terça-feira (17), o Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF) adotará novas medidas de prevenção à disseminação do Covid 19. Na última semana, o órgão já havia realizado a suspensão das bancas práticas e teóricas de direção e das aulas ministradas pela Escola Pública de Trânsito.

 

A previsão é de que todos os serviços e atividades do Departamento sejam normalizados até o dia 31 de março, caso permaneçam os prazos estabelecidos pelo Governo do Distrito Federal.

 

Atendimento ao público

Para evitar a aglomeração de pessoas nos postos de atendimento e para dar um atendimento rápido ao cidadão sem que este precise aguardar a conclusão do serviço, o Departamento  disponibilizará um balcão de recebimento de requerimentos, onde, após análise da solicitação, entrará em contato com o usuário para informá-lo sobre o serviço.

Para isso, o interessado deverá preencher um formulário disponível no balcão ou no site.

 

Gerência de Saúde

O atendimento da Gerência de Saúde estará suspenso, porém, as clínicas credenciadas disponíveis no site do Detran, estão aptas a realizarem o atendimento. Os cidadãos que agendaram e realizaram o pagamento das taxas deverão aguardar orientação para serem atendidos. Os que agendaram, mas não pagaram as taxas poderão procurar atendimento nas clínicas credenciadas.

 

Bancas práticas e teóricas

As bancas práticas e teóricas de direção permanecerão suspensas, conforme a previsão do Decreto nº 40.520/2020.

 

Biometria

A biometria para serviços de renovação das categorias A, C, D e E terão intervalo de 50 minutos de uma para a outra para que haja um tempo entre os atendimentos e higienização dos aparelhos de coleta.

Novos agendamentos para processos de primeira habilitação estão suspensos.

 

Vistoria veicular

As vistorias também serão realizadas com intervalo maior de tempo. A medida visa aumentar o tempo entre os agendamentos para evitar aglomerações nos setores das vistorias técnicas.

 

Diretoria de Educação

As campanhas de rua com abordagem, as palestras em empresas e órgãos públicos, a Sala de Realidade Virtual e as aulas ministradas pela Escola Pública de Trânsito estão suspensas.

 

Fiscalização de Trânsito

As operações de fiscalização serão realizadas através de patrulhamentos, com abordagem somente em casos em que haja irregularidades ou suspeita de ingestão de bebidas alcoólicas pelo condutor. Nesse caso, os agentes de trânsito estarão equipados com máscaras, luvas e álcool em gel.

Operações de grande porte, que concentram muitas pessoas em um único local, serão evitadas.

 

Leilão de veículos

O segundo leilão de veículos de 2020, realizado pelo Detran-DF, acontecerá nos dias 30 e 31 de março, a partir das 9h, exclusivamente na modalidade online pelo site da Flexleilões.

 

Portal de Serviços

O usuário pode realizar vários serviços diretamente pelo Portal de Serviços do Detran-DF, sem precisar se deslocar a uma unidade. O portal disponibiliza pelo menos 14 serviços online, onde é possível emitir débitos e imprimir documentos. O acesso ao portal é feito pelo site.

 

Edição: Antonio Lorenzo/Lanna Morais