Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
24/11/15 às 16h11 - Atualizado em 29/10/18 às 12h40

Conselheiros tomam posse amanhã às 09h30

Cerimônia acontecerá nesta quarta-feira (25/11) no Fórum Preparatório da Conferência Distrital de Segurança Pública


 

Eleitas em 12 de setembro, as chapas das novas diretorias dos conselhos comunitários de segurança (Consegs) do Distrito Federal serão empossadas às 09h30 desta quarta-feira (25/11). Com mandato de dois anos, os dirigentes são responsáveis por encaminhar ao poder público reclamações, críticas e sugestões da sociedade para problemas de segurança em cada uma das 37 áreas onde há conselhos.

De acordo com a Subsecretaria de Segurança Cidadã (Susec), da Secretaria da Segurança Pública e da Paz Social (SSP-DF), 18 novos presidentes serão empossados nesta quarta-feira, o que representa uma renovação de 48,64% nos Consegs. Os outros foram reeleitos. A capacitação das novas diretorias acontecerá em dezembro e estará focada na metodologia do Viva Brasília – Nosso Pacto pela Vida, considerada estratégica para a identificação e a resolução dos problemas de segurança nas comunidades. 

Consegs 

Os conselheiros comunitários de segurança exercem trabalho voluntário e são responsáveis por monitorar, avaliar e gerir os problemas e as possíveis soluções para a segurança pública. As demandas da comunidade são apresentadas pelos conselheiros em reuniões periódicas com os comandantes dos Batalhões de Polícia Militar e dos Grupamentos de Bombeiros Militares, os delegados-chefe da Polícia Civil e representantes de demais órgãos importantes para a resolução dos problemas. A CEB, por exemplo, é acionada em situações de falta de iluminação pública em locais perigosos, bem como, a Agefis, em caso de utilização da área pública de maneira irregular. 

Formadas por presidente, vice-presidente, diretor e dois secretários, as diretorias dos Consegs têm a função de coordenar as reuniões dos grupos, articular o vínculo entre a comunidade e as forças de segurança e realizar eventos e atividades extraordinárias. A partir desta nova gestão, três Consegs já existentes serão reativados (Jardim Botânico, Park Way e Tororó) e um novo será criado oficialmente (Brasília Centro). 

Fórum 

Os integrantes das novas gestões dos Consegs serão empossados oficialmente durante o Fórum Preparatório da Conferência Distrital de Segurança Pública, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães. A posse está marcada para às 09h30. O evento também contemplará a apresentação do plano de ações do programa Cultura de Paz, voltado à prevenção das vulnerabilidades sociais no Distrito Federal, e a criação do Conselho Distrital de Segurança Pública (CONDISP), que acompanhará e fiscalizará as ações da área.

Confira a programação completa do Fórum Preparatório da Conferência Distrital de Segurança Pública aqui.

Entenda o programa Cultura de Paz, o plano integrado de prevenção às violências que será apresentado amanhã, no Fórum.