Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
11/11/19 às 18h00 - Atualizado em 13/11/19 às 9h38

?‍??Consegs: novos representantes tomam posse

COMPARTILHAR

Adriana Machado, da Ascom – SSP/DF

 

A diplomação e posse dos membros dos 35 Conselhos de Segurança – Consegs – do Distrito Federal ocorreu nesta segunda-feira (11). A cerimônia foi realizada no auditório do Corpo de Bombeiros, no Setor Policial Sul. Ao todo, 140 novos representantes foram diplomados e já podem entrar no exercício do cargo.

 

Esta é a última fase a ser cumprida antes dos representantes entrarem em exercício. A eleição ocorreu em setembro deste ano. O mandato tem duração de quatro anos. A reeleição será permitida uma única vez.

 

Para o secretário de segurança, delegado Anderson Torres, os conselhos são fundamentais para a segurança pública local. “O governador Ibaneis prioriza a proximidade com a população, e os Consegs possibilitam que isso ocorra. Vamos estar ainda mais próximos e espero que vocês possam nos ajudar nisso”.

Torres ainda mencionou que uma nova estrutura está sendo preparada para abrigar os Consegs dentro da SSP. “Estamos trabalhando em um novo formato dentro na estrutura da segurança pública para atender, de forma mais efetiva, todos vocês, que são fundamentais para o resultado final de nossas políticas e nosso elo com a comunidade. Não há como falar em segurança pública sem a participação da comunidade”.

 

O comandante-geral da Polícia Militar do DF, Julian Pontes, falou do interesse da corporação em reforçar sua participação nas reuniões dos conselhos. “Quando eles se sentem parte do processo criam o sentimento de pertencimento e nos ajudam na prevenção primária de crimes, pontuando problemas que eles percebem nas cidades”.

 

Para o conselheiro eleito pela Região Administrativa do Paranoá, Sérgio Santos, os conselhos têm o dever de mostrar à comunidade as funções da segurança pública. “Nas reuniões, temos a oportunidade de mostrar à população que uma segurança pública eficiente não é apenas policiais nas ruas, mas é, também, a conquista de uma melhor iluminação pública, por exemplo”.

 

A presidente do Conseg Brasilia – Centro, Flávia Portela, foi reeleita com chapa formada por novos integrantes. A representante falou da parceria da SSP durante seu último mandato. “Ao longo dos últimos quatro anos conseguimos mapear os problemas da região central e a secretaria possibilitou apresentar resultados. Acredito que conseguimos atingir esse objetivo”.

 

Os diplomas foram entregues pelo secretário de segurança, pelo comandante-geral da PMDF, Julian Pontes, do Corpo de Bombeiros, coronel Emilson dos Santos, e pelo diretor-adjunto do Detran, Valmir Lemos.

 

 

Edição: Lanna Morais
Foto: Flávio Alves