Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
17/10/17 às 9h54 - Atualizado em 26/03/18 às 8h58

Como visitar um parente ou amigo custodiado

O próprio interno, assim que passa a ser custodiado em alguma unidade prisional (exceto o CPP), indica quem ele tem interesse em visitá-lo. A relação pode conter até dez pessoas (nove familiares e um amigo). Porém, por dia de visita, só entram quatro visitantes.

 

Na Penitenciária Feminina há uma exceção: as custodiadas de regime provisório podem indicar até quatro pessoas para visitá-las. Contendo seu nome nessa relação, o primeiro passo é realizar o pré-cadastro de visitantes, que pode ser feito presencialmente no Na Hora do Riacho Fundo I (Shopping Riacho Mall, 2º andar, QN 7, Área Especial nº 1), de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 16h30. A unidades prisionais também fazem o pré-cadastro presencial, de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h.

 

DOCUMENTAÇÃO EXIGIDA
Para realizar o pré-cadastro, é preciso apresentar os seguintes documentos (original e cópia):

1) RG ou documento de identificação oficial com foto atualizada e digital;
Observação: Não serão aceitos como documentos de identidade: Certidões de Nascimento (salvo no caso de menor de 12 anos); CPF; títulos eleitorais; carteira nacional de habilitação; carteiras de estudante; carteiras funcionais sem valor de identidade; nem documentos ilegíveis, não identificáveis e/ou danificados.

2) CPF;

3) Comprovante de residência em nome do visitante atualizado (até 3 meses) – conta de água, energia ou telefone fixo atualizada e legível;
Atenção: caso o comprovante não esteja no nome do visitante, anexar uma declaração de residência reconhecendo firma em cartório.

4) Certidão Judicial de Distribuição “nada consta criminal” do TJDFT (obtida gratuitamente no site: http://www.tjdft.jus.br/servicos/certidao-nada-consta/certidao-nada-consta.

5) Certidão Negativa da Justiça Federal da 1ª Região (obtida gratuitamente no site: http://www.trf1.jus.br/Servicos/Certidao/.

6) Para o cadastro de cônjuge ou companheira (o) será necessário, além da apresentação dos documentos citados no item anterior, original e cópia de:

a. Certidão de casamento OU;
b. Certidão de nascimento de filho em comum OU;
c. Escritura Pública Declaratória de União Estável (se for esposa/companheira).
No caso de parentes, ascendentes, descendentes ou colaterais, documentos que comprovem o grau de parentesco.

7) Ficha de cadastro a ser entregue no Na Hora ou na unidade prisional.
Observação: O pré-cadastro só poderá ser concluído se todos os documentos mencionados anteriormente forem apresentados.