Governo do Distrito Federal
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28/09/20 às 16h24 - Atualizado em 28/09/20 às 16h25

🌞Com umidade abaixo de 20%, Defesa Civil declara estado de alerta no DF

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Adriana Machado, da Ascom – SSP/DF

 

Após três dias com umidade entre 12% e 20%, a Subsecretaria do Sistema de Defesa Civil, da Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal (SSP/DF), declarou, nesta segunda-feira (28), estado de alerta no Distrito Federal. A medida sugere que a população tome cuidados para minimizar os impactos na saúde.

 

Na última semana, após as chuvas, a umidade chegou a subir, mas picos de baixa umidade foram registrados no último final de semana. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), até sexta-feira (2), a temperatura pode variar entre 33º e 35º e a umidade deve permanecer entre 15% e 20%.

 

“Estamos atentos, monitorando o tempo inteiro a temperatura e umidade. Por isso reforçamos o estado de alerta. A população não deve descuidar da saúde, pois a previsão de chuva, de acordo com o Inmet, é somente para a segunda quinzena de outubro”, explicou o subsecretário da Defesa Civil, Alan Araújo.

 

Além do estado de alerta, existem mais duas classificações dos níveis: o estado de atenção, quando a umidade fica entre 30% e 20% por cinco dias, e o de emergência, quando a umidade ficar abaixo de 12% por dois dias consecutivos.

 

No domingo (27), foi emitido um aviso, via SMS, pela Defesa Civil aos brasilienses, com alerta de que a umidade poderia ser menor que 12% – o que realmente aconteceu –  mas como hoje aumentou um pouco, não foi necessário declarar estado de emergência.

 

Para receber os alertas, é necessário fazer um cadastro prévio, enviando o CEP para o número 4019.

 

Orientações importantes
➯ Lave as mãos com frequência e evite colocá-las na boca e no nariz. Não esqueça de usar máscara de proteção individual, importante neste período para evitar o contágio pelo novo coronavírus;
➯ Procure manter o corpo sempre bem hidratado. Portanto, beba bastante água, mesmo sem sentir sede. Na hora do lanche ou da sobremesa, dê preferência a frutas ricas em líquidos, como melancia, melão e laranja, por exemplo. Em especial, fique atento à hidratação das crianças, idosos e dos doentes;
➯ Aplique soro fisiológico no nariz e nos olhos para evitar o ressecamento;
➯ Evite a prática de exercícios físicos ao ar livre entre 10h e 17h;
➯ Use produtos para hidratar a pele do rosto e do corpo, pelo menos depois do banho e na hora de deitar;
➯ Coloque chapéus e óculos escuros para proteger-se do sol;
➯ Aproveite o vapor produzido pela água durante o banho para lubrificar as narinas
➯ Coloque toalhas molhadas, recipientes com água ou vaporizadores nos quartos de dormir;
➯ Evite aglomerações e a permanência prolongada em ambientes fechados ou com ar condicionado, pois o ressecamento das mucosas aumenta o risco de infecções das vias aéreas;
➯ Mantenha a casa sempre limpa e arejada. O tempo seco aumenta a concentração de ácaros, fungos e da poeira em móveis cortinas e carpetes;

➯ Procure não usar vassouras que levantam o pó por onde passam. Dê preferência para aspiradores ou panos úmidos;
➯ Ligue ventiladores de teto no modo “exaustor”, com ar direcionado para cima. Ligados para baixo, no modo “ventilação”, levantam a poeira que se mistura no ar;
➯ Não queime lixo nem provoque queimadas por descuido ou desatenção.

 

Edição: João Roberto