19/11/21 Ă s 18h31 - Atualizado em 19/11/21 Ă s 18h43

đŸ‡§đŸ‡· Civis e militares se reĂșnem para celebrar Dia da Bandeira

Ao meio dia em ponto – conforme previsto na Lei nÂș 5.700, de 1971, que trata sobre a forma e apresentação dos sĂ­mbolos nacionais –, autoridades militares e civis se reuniram nesta sexta-feira (19) para o hasteamento de um dos principais sĂ­mbolos de representação do Brasil: a Bandeira Nacional. A solenidade foi na sede da Secretaria de Segurança PĂșblica (SSP), com a presença do vice-governador Paco Britto e do secretĂĄrio de Segurança, JĂșlio Danilo Ferreira.

O Hasteamento da Bandeira ocorre mensalmente, porĂ©m, neste mĂȘs, a data foi escolhida para coincidir com o Dia da Bandeira, comemorado em 19 de novembro. A solenidade visa fomentar o espirito cĂ­vico e incentivar atos de patriotismo, alĂ©m de divulgar, difundir e promover os sĂ­mbolos da pĂĄtria.

“A Bandeira Ă© a identidade nacional e representa o amor e o compromisso com nossa gente”, destacou o vice-governador. Paco foi o responsĂĄvel pelo hasteamento da Bandeira do Brasil, ao lado do secretĂĄrio de Governo, JosĂ© Humberto Pires, que hasteou a Bandeira do Distrito Federal, e do secretĂĄrio de Segurança PĂșblica, que hasteou a bandeira da SSP, alĂ©m de representantes das forças de segurança pĂșblica do DF – PolĂ­cia Militar, PolĂ­cia Civil, Corpo de Bombeiros Militar e Detran –, cada um responsĂĄvel pelo hasteamento do sĂ­mbolo da instituição que representava no evento.

AlĂ©m da liturgia cĂ­vica com o Hino Nacional e o Hino da Bandeira entoados pela banda da PolĂ­cia Militar do DF, a solenidade contou com a incineração das bandeiras em mĂĄs condiçÔes – outra tradição da data. A queima foi feita pelo servidor mais antigo da SSP/DF, JoĂŁo Luiz Neto, gerente de apoio operacional da Coordenadoria de Suporte e Apoio (Cosap). Foi muito honroso para mim participar da ação e ser valorizado pelos mais de 40 anos de serviço pĂșblico. Sem dĂșvidas foi um momento marcante”, declarou o servidor.

A Bandeira Nacional foi instituĂ­da em 19 de novembro de 1889 pelo marechal Deodoro da Fonseca, chefe do governo provisĂłrio, quatro dias apĂłs a proclamação da RepĂșblica.

HomicĂ­dios em queda

O secretĂĄrio de Segurança aproveitou o evento para comentar sobre a queda no nĂșmero de homicĂ­dios no DF – Ă­ndice que, em 2021, de acordo com ele, jĂĄ Ă© o menor dos Ășltimos 21 anos. “MĂȘs passado tivemos o melhor outubro dos Ășltimos anos, com os menores Ă­ndices de homicĂ­dio, e caminhamos para ter o melhor ano, desde o inĂ­cio do levantamento, o que mostra o empenho dos que compĂ”em todo o sistema de segurança do DF”, disse.Segundo dados da SSP, o nĂșmero de vĂ­timas de homicĂ­dio e de crimes violentos letais intencionais (CVLIs) – categoria que engloba homicĂ­dios, latrocĂ­nios e lesĂ”es corporais seguidas de morte – foi de 36. Em relação a outubro do ano passado, quando 42 pessoas foram vĂ­timas desses crimes, a redução chega a 14,3%.

“Esse novo modelo de gestĂŁo tem tido muito sucesso”, enfatizou Paco Britto, ao comentar os nĂșmeros que registram a redução da criminalidade. Em sua avaliação, esse resultado reflete “respeito e compromisso do governador Ibaneis Rocha com a segurança pĂșblica e com instituiçÔes que dela fazem parte”.

Homenagem
Durante o evento, foram homenageados servidores da SSP-DF que se aposentaram recentemente e aniversariantes do mĂȘs de outubro. O major bombeiro militar da reserva remunerada  Ronaldo Ferreira Sales, assessor especial da Subsecretaria de OperaçÔes Integradas (Sopi) da SSP/DF, agradeceu o reconhecimento pelos mais de 30 anos de serviço. “A gente se sente valorizado e emocionado por essa homenagem. Trabalhar aqui na SSP/DF foi uma experiĂȘncia gratificante e inesquecĂ­vel. SĂł tenho a agradecer”, declarou o militar.

SecretĂĄrio JĂșlio Danilo e o servidor Ronaldo Ferreira Sales

Com informaçÔes da AgĂȘncia BrasĂ­lia