Governo do Distrito Federal
17/02/22 às 17h19 - Atualizado em 17/02/22 às 21h20

🚨Cidade da Segurança Pública é lançada em Santa Maria

Agência Brasília

Moradores de Santa Maria acompanharam de perto, na manhã desta quinta-feira (17), o lançamento da sexta edição da Cidade da Segurança Pública (CSP). Trata-se de um dos principais projetos do DF Mais Seguro, programa norteador de ações da Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal (SSP-DF).

 

Prestigiaram a solenidade o vice-governador Paco Britto, o secretário de Segurança Pública, Júlio Danilo Souza, chefes e gestores da segurança pública do DF, entre outras autoridades do governo e do estado de Goiás.

 

Sete cães militares adestrados, especialistas em busca e salvamento e também farejadores de entorpecentes, desfilavam entre os presentes no lançamento da CSP, em Santa Maria | Foto: Jaqueline Husni/Agência Brasília

Entre os moradores presentes ao evento, estavam a manicure Lorrane Lisboa, 26 anos, e o estudante Leandro Gustavo, 12.  Atraídos pelo movimento no Ginásio Poliesportivo da cidade, os irmãos ficaram curiosos com a quantidade de efetivos policiais.

 

“O trabalho conjunto e a união das forças de segurança mostram que esta gestão está no caminho certo, priorizando a qualidade de vida e o bem-estar dos brasilienses”, disse o vice-governador Paco Britto

“Moro há mais de 10 anos em Santa Maria e nunca tinha visto. É o primeiro evento com ação policial aqui”, garantiu Lorrane. “Vai ajudar bastante na segurança. Tenho certeza que vai melhorar”, completou.

 

Representando o governador Ibaneis Rocha, Paco Britto fez questão de parabenizar a cidade, que completou 29 anos no último dia 10. “A cidade aniversariante de fevereiro, Santa Maria, merece esse presente”, falou, referindo-se à inauguração do projeto.

 

Sucesso

Para o vice-governador, o segredo de ações positivas do Executivo local, como a CSP, está na união de todos os integrantes do governo e no diálogo com a população. “O trabalho conjunto e a união das forças de segurança mostram que esta gestão está no caminho certo, priorizando a qualidade de vida e o bem-estar dos brasilienses”, valorizou Paco.

 

No discurso, Paco Britto destacou também a diminuição da criminalidade no DF. “Qual o segredo do sucesso? Trabalhamos pela promoção de políticas públicas eficazes nas diferentes esferas do setor, buscando a interação e o diálogo com a sociedade civil”, completou.

 

“O resultado positivo está aí para quem quiser acompanhar: um DF cada vez mais seguro. O povo sente este aumento na sensação de segurança, pois é notória a diminuição dos índices de criminalidade em todo o DF. Nesta gestão, alcançamos os melhores índices criminais da história de Brasília”, finalizou.

 

O secretário de Segurança Pública, Júlio Danilo, disse que o projeto reforça a cidadania e a prevenção da criminalidade. “Tivemos índices históricos, os melhores dos últimos 45 anos. Nosso objetivo é que, este ano, a redução permaneça. Tivemos redução de cerca de 40% de incidências criminais”, pontuou.

 

Já a administradora regional de Santa Maria, Marileide Romão, ressaltou o momento como “histórico e de transformação na nossa cidade”. Assim como foi feito em edições anteriores, a administradora deverá receber relatório referente à atividade da CSP em Santa Maria.

 

A prestação de serviços ao público, como emissão de carteira de identidade e orientações sobre o enfrentamento da violência doméstica, segue até sábado (19) e as ações de policiamento e fiscalização serão realizadas na cidade até domingo (20).