12/01/21 às 15h55 - Atualizado em 12/01/21 às 15h57

🌧️Chuvas intensas para o Distrito Federal nesta terça-feira (12)

Adriana Machado, da Ascom – SSP/DF

Um alerta de chuvas fortes, com possibilidade de rajadas de ventos, foi emitido para população do Distrito Federal na tarde desta terça-feira (12). O aviso foi enviado via SMS pela Subsecretaria do Sistema de Defesa Civil – órgão vinculado à Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal (SSP/DF).

Em situações de emergência, o Corpo de Bombeiros Militar do DF (CBMDF) deve ser acionado imediatamente, por meio do193. Em casos de ameaças iminente de desabamento de estruturas, a Defesa Civil é chamada pelos bombeiros.

Para receber os alertas é necessário fazer um cadastro prévio. Para solicitar o recebimento desses avisos, o interessado deve enviar o CEP para o número 40199.

Medidas importantes
Nos casos de destelhamento devido aos ventos fortes, a orientação é permanecer dentro da residência e procurar abrigo, como uma mesa ou cama, para evitar ser atingido por cacos e pedaços de telha. Quando as chuvas forem acompanhadas de raios, é importante não usar telefone ligados em tomadas e não ficar próximo de canos, janelas e portas metálicas.

Para quem estiver na rua quando começar uma chuva, a Defesa Civil faz as seguintes recomendações:
– Não segurar objetos metálicos longos, como varas de pesca e tripés;
РṆo empinar pipas ou aeromodelos com fio;
РṆo andar a cavalo;
– Não permanecer na água;
– Evitar lugares que ofereçam pouca ou nenhuma proteção contra raios, como pequenas construções não protegidas (celeiros, tendas ou barracos) e veículos sem capota, como tratores, motocicletas ou bicicletas;
– Não permanecer em áreas abertas, como campos de futebol, quadras de tênis e estacionamentos;
РṆo permanecer no alto de morros ou no topo de pr̩dios;
– Não se aproximar de cercas de arame, varais metálicos, linhas elétricas aéreas e trilhos;
– Nunca se abrigue debaixo de árvores isoladas.

Piscinas
Durante as chuvas, a orientação é não entrar em piscinas ou lagos por conta do risco de raios e descargas elétricas. Em rios e cachoeiras, o problema é agravado pela possibilidade de tromba d’água.
Como a tendência dos raios é percorrer o caminho mais curto entre o solo e a nuvem onde foi produzido, não é recomendado estar perto de árvores ou estruturas metálicas.
No caso de inundações, se começar a entrar água dentro de casa, a orientação é desligar o disjuntor para evitar o risco de eletrocussão. O religamento da rede só deve ocorrer depois que ela for revisada, para que não haja colapso no sistema.

Veículos
Em veículos, a dica é não passar por locais alagados. Se o condutor não conseguir ver o meio-fio, que tem em torno de 25 centímetros de altura, o ideal é mudar de rota para não perder o veículo e nem arriscar a própria vida. Em casos de alagamento, o motorista deve sair do carro imediatamente.

Árvores
A poda de árvores que representem risco em áreas públicas pode ser solicitada ao Departamento de Parques e Jardins, da Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil (Novacap), pelo 3403.2626 ou às administrações regionais.

Canal direto
O canal direto com a Defesa Civil, para esclarecimento de dúvidas ou solicitações, como por exemplo para avaliação estrutural e de infiltrações, é o 199 ou pelos telefones 3362-1906/1909.

Edição: João Roberto