Adriana Machado, da Ascom – SSP/DF
Cerca de 350 pessoas participaram da solenidade de hasteamento de bandeiras nesta segunda-feira (3), no estacionamento principal da Secretaria de Segurança Pública (SSP/DF). A cerimônia foi instituída a partir da publicação da Portaria nº 37, em março deste ano, e ocorrerá mensalmente.
Durante a cerimônia, o secretário de Segurança Pública, o delegado federal Anderson Torres, falou das ações da SSP/DF no último mês. A campanha contra o feminicídio #MetaaColher, lançada na última semana pela pasta, foi um dos destaques.
“Lançamos na última semana uma campanha para alertar a população sobre a denúncia necessária nestes casos, que são primordiais para atuação do Estado. É importante que pessoas próximas façam a denúncia e ajudem estas vítimas, que muitas vezes não conseguem denunciar. Este é um compromisso de todos nós”, disse o secretário.
Anderson também falou da chegada dos novos agentes penitenciários que tomaram posse no último mês. Eles já estão lotados nas unidades prisionais do Sistema Penitenciário do DF. Para o agente Radison Ricardo, a nomeação é a etapa mais importante para quem é aprovado num concurso público.
“Quem é aprovado num concurso tem a expetativa de direito de ser nomeado. Quando isso ocorre ficamos na expectativa de prestar um bom serviço para a Segurança Pública e para a sociedade”, disse o novo servidor.
Para o subsecretário do Sistema Penitenciário do Distrito Federal, Adval Cardoso, os novos agentes irão contribuir de forma efetiva e suprir uma necessidade das unidades.
“Os novos agentes chegam com muita vontade de trabalhar e são extremamente bem-vindos. Atualmente temos uma massa carcerária de cerca de 17 mil sentenciados. Temos muito trabalho a realizar e eles cheios de vontade de contribuir. Vamos valorizá-los, pois o sistema penitenciário do DF é um dos mais seguros do país, graças a qualidade dos serviços e a qualificação dos agentes que atuam nele”, falou Adval.
Neste mês, a cerimônia foi organizada pela Subsecretaria de Administração Geral (Suag), da SSP/DF. Para o subsecretário responsável, Álvaro Santos, o evento é importante para integração entre servidores e forças de segurança. “Eles se sentem inseridos na programação de um evento, que é de interesse para a Secretaria como um todo, e é também uma oportunidade de apresentar o que é feito por cada unidade”, afirmou o subsecretário.
Concurso de desenho e redação
Estudantes do Centro de Ensino Fundamental Nossa Senhora de Fátima, de Planaltina, participaram da solenidade. Dois deles, vencedores do concurso de redação e desenho realizado pela escola neste ano, receberam, das mãos do secretário de Segurança, um certificado em reconhecimento pelos trabalhos.
O concurso foi realizado por alunos dos anos iniciais da escola (1º ao 5º ano), que conheceram pontos turísticos de Brasília e os símbolos nacionais. A partir desta atividade, participaram de um concurso interno. Uma das premiações é a participação da solenidade cívica realizada pela SSP/DF.
Para o diretor da escola, Nilvan Pereira de Vasconcellos, a solenidade é importante para incentivar o espírito cívico nas crianças. “Para nós é muito importante essa solenidade. Nós já fazemos essa cerimônia semanalmente na escola e aqui, para nós, é um momento de ápice. A nossa escola tem trabalhado com os estudantes, reafirmando a necessidade de respeitar os espaços na sociedade”.
Edição: Nicole Vasconcelos
Fotos: Maurício Araújo