15/04/21 às 18h58 - Atualizado em 15/04/21 às 19h13

­čÜť­čÜŚ Ceil├óndia recebe opera├ž├úo DF Livre de Carca├žas

Adriana Machado, da Ascom – SSP/DF

S├│ nos primeiros tr├¬s meses do ano, 150 carca├žas j├í foram recolhidas pela SSP | Foto: Divulga├ž├úo/SSP

Com a a├ž├úo ocorrida nesta quinta-feira (15), em Ceil├óndia, chega a 572 o n├║mero de ve├şculos abandonados retirados das ruas do Distrito Federal, por meio da opera├ž├úo┬áDF Livre de Carca├žas,┬áiniciada em fevereiro do ano passado. A previs├úo era que hoje 30 carca├žas fossem encaminhadas para o dep├│sito, mas, com a a├ž├úo educativa das equipes em campo, 15 carros foram retirado pelos propriet├írios e colocados em locais adequados. Desta forma, quinze carca├žas foram para o dep├│sito.

A a├ž├úo integra a s├ęrie de medidas adotadas pelo GDF para eliminar focos do mosquito Aedes aegypti ÔÇô transmissor de dengue, zika e chikungunya. Sob a coordena├ž├úo da Secretaria de Seguran├ža P├║blica (SSP), a a├ž├úo re├║ne as secretarias de Cidades, Executiva de Pol├şticas P├║blicas e DF Legal, o Departamento de Tr├ónsito (Detran) e a Pol├şcia Militar do Distrito Federal (PMDF). A Diretoria de Vigil├óncia Ambiental (Dival) da Secretaria de Sa├║de (SES), a Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap) e o Departamento de Estradas de Rodagem (DER) tamb├ęm integram a┬áDF Livre de Carca├žas, que, nesta quinta-feira (15), contou ainda com o apoio da Divis├úo de Opera├ž├Áes Especiais (DOE), da Pol├şcia Civil do Distrito Federal (PCDF).

O material recolhido ├ę levado para o dep├│sito do 3┬║ Distrito Rodovi├írio, do DER/DF, onde os agentes de Vigil├óncia Ambiental aplicam solu├ž├Áes na ├ígua parada e fazem o controle vetorial.

ÔÇťEsta ├ę uma opera├ž├úo pioneira que compactua com as a├ž├Áes de combate ├á dengue do GDF e mostra o comprometimento dos envolvidos. Retirar os materiais das ruas tamb├ęm contribui para o aumento da sensa├ž├úo de seguran├ža da popula├ž├úo, pois os carros abandonados podem servir como ponto para venda e uso de drogas. Somente neste primeiro trimestre, j├í s├úo 150 ve├şculos encaminhados para o dep├│sitoÔÇŁ, avalia o secret├írio de Seguran├ža, delegado J├║lio Danilo.

O administrador regional da cidade, Marcelo Piau├ş, elogiou a a├ž├úo. ÔÇťAgrade├žo ├á Secretaria de Seguran├ža e aos demais ├│rg├úos envolvidos n├úo s├│ por deixar nossa cidade mais limpa e mais bonita, mas tamb├ęm pelo trabalho de excel├¬ncia que tem sido realizado em todo o Distrito FederalÔÇŁ.

Para contribuir com a identifica├ž├úo desses materiais, basta enviar uma mensagem por e-mail, com informa├ž├Áes que facilitem a localiza├ž├úo dos entulhos

Identifica├ž├úo

A proximidade dos Conselhos Comunit├írios de Seguran├ža (Consegs) com a popula├ž├úo facilita a identifica├ž├úo dos materiais nas ruas. ÔÇťTamb├ęm contamos com o apoio das administra├ž├Áes regionais e da popula├ž├úo, que nos envia a localiza├ž├úo de carca├žas por e-mail. Esse trabalho conjunto ├ę fundamental para continuidade da a├ž├úoÔÇŁ, ressalta o coordenador dos Consegs, Marcelo Batista.

Para contribuir com a identifica├ž├úo desses materiais, basta enviar uma mensagem por┬áe-mail, com informa├ž├Áes que facilitem a localiza├ž├úo dos entulhos.

A├ž├úo pioneira

A┬áDF Livre de Carca├žas┬áteve in├şcio em fevereiro de 2020 e j├í ocorreu em Samambaia, Candangol├óndia, Guar├í, Sudoeste, Taguatinga, SIA, Plano Piloto, Parano├í, Ceil├óndia, Santa Maria, Gama, Recanto das Emas, Riacho Fundo, Sobradinho, S├úo Sebasti├úo, N├║cleo Bandeirante, Arniqueira, Riacho Fundo II, Cruzeiro e Planaltina. Tamb├ęm foram contempladas as faixas de dom├şnio do DER, p├ítios da 6┬¬, 15┬¬ e 19┬¬ delegacias de pol├şcia e Setor de Oficinas Sul (SOF).

Edi├ž├úo: Jo├úo Roberto