Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
19/09/19 às 11h37 - Atualizado em 19/09/19 às 12h25

CBMDF envia efetivo para ajudar no combate aos incêndios no MS

COMPARTILHAR

 

Nicole Vasconcelos, da ASCOM – SSP/DF

 

O Governo do Distrito Federal (GDF) enviou, nesta quinta-feira (19), trinta e quatro bombeiros militares, seis viaturas e uma aeronave, para atuarem no combate aos incêndios florestais que devastam o Pantanal Sul Mato-Grossense.

 

 

Por meio da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil (Sedec), órgão subordinado ao Ministério do Desenvolvimento Regional, o governo do estado do Mato Grosso do Sul solicitou o apoio do Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBMDF) para ajudar a conter as chamas nos locais em que os incêndios devastam a fauna e flora da região.

 

 

O secretário nacional de Proteção e Defesa Civil, Alexandre Lucas Alves, e o Comandante-Geral do CBMDF, Carlos Emilson Ferreira dos Santos, estavam presentes na concentração dos militares, antes da partida. Ele falou da importância deste auxílio, pois acredita que irá aumentar a capacidade de resposta e, consequentemente, diminuir os prejuízos ambientais na região. “Fomos acionados pelo governo do estado do Mato Grosso do Sul, que nos informou da situação crítica dos incêndios florestais. Imediatamente solicitamos ao governo do Distrito Federal a ajuda do CBMDF. Fomos atendidos prontamente”, afirmou Alves.

 

 

O comandante-geral do CBMDF, coronel Emilson Ferreira dos Santos, disse que o apoio foi solicitado à corporação por meio da secretaria de Segurança Pública, demandado pelo governo federal. “Brasília está enviando para a região uma aeronave de combate a incêndio florestal, com capacidade de mais de três mil litros de água. Ela faz uma extinção de incêndio em grandes linhas de fogo”, explicou.

 

 

Já o comandante do pelotão da operação, tenente coronel Domingos Márcio Ferreira da Silva, contou sobre o efetivo que está sendo deslocado. “São trinta e quatro militares, diversos materiais de combate a incêndios florestais, seis viaturas especializadas e a aeronave”, disse. “A quantidade de incêndios na região extrapolou a capacidade de resposta do estado e o governador do Mato Grosso do Sul decretou estado de emergência”, completou Silva.

 

 

O CBMDF já atuou em incêndios florestais em vários estados, tais como, Tocantins, Goiás, Mato Grosso, Bahia, Acre, Roraima, dentre outros.

 

 

 

Edição: Lanna Morais

Fotos: Maurício Araújo

Imagens: Flávio Alves

Edição Imagens: Rodolfo Aiello

 

CMBDF Vai ao Mato Grosso do Sul