9/09/20 Ă s 16h10 - Atualizado em 9/09/20 Ă s 16h13

đŸš’đŸ”„đŸŒżBombeiros reforçam açÔes de prevenção aos incĂȘndios florestais

Adriana Machado, da Ascom – SSP/DF

O nĂșmero de incĂȘndios florestais aumenta consideravelmente nos meses de agosto e setembro, quando o DF passa pela fase mais crĂ­tica do perĂ­odo de estiagem.  É nesse perĂ­odo que o Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBMDF) se mobiliza em vĂĄrios atendimentos. SĂŁo 237 militares e 33 viaturas destinados a atendimentos emergenciais.

Somente entre os dias 1Âș e 8 deste mĂȘs, a corporação atendeu 270 ocorrĂȘncias. JĂĄ no acumulado de janeiro ao inĂ­cio de setembro, foram registradas 4957 ocorrĂȘncias relacionadas a fogo, com ĂĄreas queimadas equivalentes a 13.326 hectares. Em todo o ano passado, esses registros apontam 10.273 ocorrĂȘncias e 16.177 de ĂĄreas queimadas.

13.326 hectares

Total de ĂĄreas queimadas de janeiro ao inĂ­cio deste mĂȘs

“Estamos com a umidade muito baixa e temperaturas muito elevadas”, alerta o comandante do Grupamento Especializado em Proteção Ambiental (Gepram), tenente-coronel JosĂ© Genilson. “Ano passado, tivemos um nĂșmero bem inferior de incĂȘndios, o que contribuiu para o aumento da vegetação neste ano. Desta forma, com muita vegetação, consequentemente, o fogo se alastra mais”.

Operação Verde Vivo

TambĂ©m Ă© nesse perĂ­odo que o CBMDF deflagra a quarta das cinco fases da operação Verde Vivo. A primeira etapa foi entre abril e maio, quando a corporação, juntamente com representantes da Secretaria do Meio Ambiente (Sema), atuou na conscientização da comunidade, em especial dos moradores de ĂĄreas rurais, onde habitualmente hĂĄ mais focos de incĂȘndios.

Na segunda fase, denominada Combate Inicial, os bombeiros sĂŁo capacitados para atuar no combate a incĂȘndios no Cerrado. Na terceira fase – Combate IntermediĂĄrio –, entre 1Âș de julho e 31 de agosto, intensifica-se a atuação. O encerramento da operação, esclarece o comandante do Gepram, pode variar, dependendo do inĂ­cio da temporada de chuvas.

“A quinta e Ășltima fase, quando ocorre a desmobilização gradual das equipes destacadas para queimadas, estĂĄ prevista para novembro, mas pode começar mais cedo, caso as chuvas iniciem”, explica o tenente-coronel JosĂ© Genilson. PorĂ©m, ele adverte: “Estamos diante de um cenĂĄrio bastante crĂ­tico”.

Treinamento

Nesta semana, o CBMDF empreendeu exercĂ­cio simulado de ocorrĂȘncia de incĂȘndio florestal de grande proporção. Participaram 109 militares. O objetivo foi condicionar os militares envolvidos na operação Verde Vivo 2020 a atuar de maneira adequada em incĂȘndios que ultrapassam a capacidade de resposta ou atinja mais de 100 hectares. O simulado ocorreu na Floresta Nacional (Flona), com a participação de oito viaturas operacionais e trĂȘs de apoio. Cento e nove militares participaram do exercĂ­cio.

Estrutura

AlĂ©m das viaturas, o grupamento conta com o apoio do helicĂłptero e da aeronave da corporação. “Utilizamos o helicĂłptero para sobrevoar a ĂĄrea queimada e definir a melhor estratĂ©gia para atuar no incĂȘndio, e tambĂ©m para levar os combatentes a lugares de difĂ­cil acesso com viaturas”, explica Genilson. “Eles descem da aeronave com os equipamentos, como abafadores e sopradores, para atuar na ĂĄrea queimada. O aviĂŁo, que comporta atĂ© 3 mil litros de ĂĄgua, utilizamos em incĂȘndios de grandes proporçÔes”.

O comandante do Gepram alerta ainda sobre os cuidados com a fumaça durante o incĂȘndio, mesmo que esteja controlado. “A fumaça tĂłxica pode prejudicar a saĂșde, principalmente daqueles que jĂĄ tĂȘm algum problema respiratĂłrio, como asma”, frisa. “É importante, caso sinta o cheiro ou aviste um incĂȘndio, fechar as janelas e ventilar a casa, para melhorar o ar interno. Somente se deve permanecer no interior da residĂȘncia se as chamas nĂŁo estiverem prĂłximas e nĂŁo oferecerem riscos”.

Prevenção e parcerias

As açÔes de prevenção aos incĂȘndios florestais começaram ainda no primeiro semestre de 2020. Em abril, o governador Ibaneis Rocha publicou decreto declarando estado de emergĂȘncia ambiental no DF, uma medida importante para a mobilização de pessoal e uso de equipamentos do governo no combate a incĂȘndios.

Quem estĂĄ Ă  frente desse trabalho Ă© a Secretaria de Meio Ambiente (Sema), por meio da coordenação do Plano de Prevenção e Combate aos IncĂȘndios Florestais (Ppcif), executado em parceria com 17 instituiçÔes e ĂłrgĂŁos do DF, entre eles o CBMDF.

“Desenvolvemos um amplo trabalho preventivo com abertura de aceiros em torno dos parques e tambĂ©m a queima controlada nos parques e unidades de conservação mais vulnerĂĄveis a incĂȘndios”, conta o secretĂĄrio de Meio Ambiente, JosĂ© Sarney Filho. “O combate ao fogo conta com a importante parceria dos bombeiros.”

O secretĂĄrio tambĂ©m ressalta a participação fundamental dos brigadistas. “O Ibram [Instituto BrasĂ­lia Ambiental] contratou 148 brigadistas que foram distribuĂ­dos nas ĂĄreas”, informa. “Agora entramos no perĂ­odo seco, e os cuidados devem se intensificar”. Em maio, o Ibram lançou o programa Observadores de Fumaça. O objetivo Ă© envolver a comunidade vizinha aos parques para que, diante de qualquer princĂ­pio de fogo, seja acionado o Corpo de Bombeiros, pelo telefone 193.

VocĂȘ pode ajudar

A participação da população Ă© importante no combate Ă s queimadas, destaca o militar. “Alguns comportamentos ainda permanecem, como fogueiras mal condicionadas ou limpeza de terreno com uso de fogo, mas percebo uma maior conscientização da população nesse sentido”, relata.

Abaixo, veja algumas orientaçÔes para evitar incĂȘndios:

• NĂŁo atear fogo para limpeza de terrenos, lixo ou resto de podas de ĂĄrvores.
  • ApĂłs fumar, apagar o cigarro e descartĂĄ-lo em local adequado.
  • Ao identificar um incĂȘndio, procurar um local seguro, distante do fogo e da fumaça. Ligar para o 193 e indicar o local exato do incĂȘndio, se possĂ­vel, com pontos de referĂȘncia.

Edição: AgĂȘncia BrasĂ­lia