Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
25/08/20 Ă s 15h48 - Atualizado em 25/08/20 Ă s 16h26

đŸš’đŸ¶Bombeiros lançam concurso para dar nome aos novos “cĂŁobatentes”

COMPARTILHAR

Adriana Machado, com informaçÔes do CBMDF

 

Para dar nome aos novos integrantes da tropa – dois filhotes de cĂŁes da raça Labrador Retriever – o Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBMDF) vai dar inĂ­cio a uma votação, por meio das redes sociais da corporação (Facebook e Instagram), na prĂłxima quinta-feira (27). Os internautas terĂŁo atĂ© sexta-feira (28) para fazer a escolha.

 

Para a fĂȘmea, de cor chocolate, as opçÔes – jĂĄ definidas pelos militares – sĂŁo Atena, Bruma ou Kiara. Para o macho, na cor caramelo, as opçÔes sĂŁo Argos, Dinho ou Bolt. Os dois mais votados para cada um serĂŁo escolhidos.

 

Os cãezinhos passaram por triagem genética e uma série de testes que evidenciaram qualidades necessårias a um cão de busca e salvamento, como aptidão no meio aquåtico, não ter medo de altura e não se incomodar com barulho. A sociabilidade e espírito de competitividade também foram testados.

 

ApĂłs a escolha dos “nomes de guerra”, os cĂŁes passarĂŁo por treinamentos, conduzidos pela equipe cinotĂ©cnica do Grupamento de Busca e Salvamento (GBS). ApĂłs uma mĂ©dia de um ano e meio eles poderĂŁo participar de açÔes de resgate e salvamento realizadas pelos bombeiros.

 

Reforço de quatro patas
Em junho, o CBMDF tambĂ©m recebeu o reforço de dois filhotes da mesma raça – Baruk e Delta – para atuar junto Ă  corporação.

 

Brumadinho 

Os quatro animais foram doados pela empresa VALE, por conta da participação dos cães do CBMDF nas buscas em Brumadinho, após o rompimento da barragem de rejeitos. Os dois estão em treinamento.

 

Edição: João Roberto

Fotos e vĂ­deo: CECOM/CBMDF