Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
13/07/20 às 18h17 - Atualizado em 13/07/20 às 18h19

👩‍🚒👨‍🚒🚁Bombeiros contribuem com implementação de resgate aéreo em Rondônia

COMPARTILHAR

Adriana Machado, da Ascom – SSP/DF

 

Oito militares do Grupamento de Aviação Operacional (GAVOP), do Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBMDF), chegaram nesse domingo (12), de Rondônia. Desde o último dia 28 de junho eles estavam dando apoio à implementação do serviço de Resgate Aéreo no Corpo de Bombeiros Militar de Rondônia (CBMRO). Durante a permanência, foram realizados treinamentos teóricos e práticos com os pilotos, tripulantes, médicos e enfermeiros.

“Foram duas semanas bem proveitosas. Fizemos o nivelamento dos operadores durante as operações de resgate com uso de helicópteros. Na segunda semana fizemos o curso voltado aos médicos e enfermeiros que irão tripular a aeronave no serviço aeromédico. Durante os treinamentos, atendemos conjuntamente duas ocorrências reais”, contou o comandante da missão, o tenente-coronel Mark Kolmogoroff.

Ao todo, foram ministradas mais de oitenta horas de curso teórico e ainda 15 horas de voo para treinamento prático das equipes. Durante o treinamento, foi feito um simulando de acidente automobilístico com uso do helicóptero e avião do Grupamento de Operações Aéreas (GOA), do CBMRO.

O Grupamento de Rondônia foi criado em 2012, mas utilizavam apenas aviões. “A capacitação feita pela delegação do Distrito Federal possibilitou o início do uso de helicópteros, Isso é muito importante para nossos serviços”, contou o coordenador de Operações Aéreas do CBMRO, major Hugo Rios.

O CBMDF já realizou parcerias com outros estados e países, como ocorreu a formação de bombeiros na  Colômbia, em 2018 e atuação e troca de experiência no incêndio de grande proporção na região do Pantanal, no Mato Grosso, no ano passado.

 

Edição: Lanna Morais
Foto: Divulga̤̣o РCBMDF