Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
27/01/21 às 16h48 - Atualizado em 27/01/21 às 17h01

⚠️Defesa Civil faz orientações a estabelecimentos comerciais

COMPARTILHAR

Adriana Machado, da Ascom – SSP/DF

 

Estabelecimentos comerciais, principalmente aqueles com ambientes fechados, devem estar atentos às condições de segurança e às medidas preventivas para reduzir possíveis riscos a frequentadores e funcionários desses locais. A subsecretaria do Sistema de Defesa Civil, vinculada à Secretaria de Segurança Pública (SSP/DF), chama atenção para estes cuidados nesta quarta-feira (27), quando completam 8 anos do acidente ocorrido na Boate Kiss, no Rio Grande do Sul, que resultou na morte de 242 pessoas e feriu outras 680.

 

“Mesmo diante do cenário de pandemia, em que os estabelecimentos estão seguindo uma série de medidas sanitárias e com horário máximo de funcionamento, é importante chamar atenção para estes cuidados. A tragédia no Sul foi causada por uma série de fatores, por isso é importante dar atenção a uma série de fatpres para minimizar riscos”, explica o coordenador de Planejamento, Monitoramento e Controle da Defesa Civil do DF, tenente-coronel Thiago John.

 

De acordo com ele, é essencial que a segurança estrutural e identificação de rachaduras ou fincas nas paredes sejam observadas. “Esses cuidados são essenciais. Também chamamos a atenção para os cuidados com as instalações elétricas, verificar se saídas de emergência não estão obstruídas e atestar centrais de gás. Além disso, o projeto do Corpo de Bombeiros, que considera a localização de hidrantes e extintores de incêndio, devem ser respeitados. Em qualquer situação, a Defesa Civil poderá ser acionada”, detalha.

 

Orientações aos responsáveis por estabelecimentos comerciais:
– Mantenham em dia todos os documentos e laudos de vistoria necessários ao correto funcionamento do estabelecimento;
– Certifiquem-se que artistas, equipes técnica e de segurança e outros funcionários eventuais estão cientes das questões relacionadas à segurança do evento;
– Mantenham a lotação máxima dentro dos limites normativos ou aprovados em alvará de funcionamento;
– Verifiquem sempre a necessidade de contratação permanente ou eventual de serviços de brigada ou segurança;
– Mantenham as saídas de emergência visíveis, acessíveis e devidamente sinalizadas, com o acesso desobstruído.

 

Orientações aos usuários:
– Procurem identificar as saídas de emergência e uma forma de chegar a elas, sempre que possível;
– Evitem o consumo excessivo de bebidas alcoólicas e, se beberem, não dirijam;
– Procurem manter sua companhia/grupo sempre à vista;
– Informem-se se o estabelecimento possui alvará de funcionamento vigente e se cumpre com todos os protocolos de segurança.

 

Edição: Nicole Vasconcelos