Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
7/03/21 às 17h26 - Atualizado em 7/03/21 às 17h44

👩🏼‍🚒👨🏿‍🚒🎼🎺Banda de música do Corpo de Bombeiros está no Spotify

COMPARTILHAR

Agência Brasília

 

Foto: Divulgação/CBMDF
As músicas fazem parte de um álbum gravado em comemoração ao aniversário de 100 anos da banda. São nove faixas com sucessos do samba, bolero, temas de filmes, músicas clássicas e dobrados militares | Foto: Divulgação/CBMDF

 

A alegria ocasionada pela boa música tocada pela banda do Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBMDF) agora pode ser ouvida pelos brasilienses a qualquer momento na maior plataforma de streaming do mundo. A corporação disponibilizou no Spotify uma playlist de canções entoadas pela banda, conhecida pelos brasilienses por animar eventos nos quatro cantos do quadradinho.

As músicas fazem parte de um álbum gravado em comemoração ao aniversário de 100 anos da banda. São nove faixas com sucessos de samba, bolero, temas de filmes, músicas clássicas e dobrados militares, como O Guarani, Carruagens de Fogo, Amigos para Sempre e o tema do filme Star Wars. “A banda é muito conhecida em Brasília, tem um repertório vasto, e a playlist é mais uma forma de divulgar esse trabalho, tão bem feito”, afirma a comandante do Centro de Comunicação Social do CBMDF, tenente-coronel Daniela Ferreira.

45 músicos tem a banda do Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal

A banda tem 45 músicos, 124 anos de história –  a formação inicial foi no CBMDF quando o Distrito Federal ainda era o Rio de Janeiro – e, em 2020, inaugurou uma nova forma de se apresentar e entreter o brasiliense em plena pandemia causada pelo coronavírus. Batizado de Música até Você, o projeto começou com o objetivo de melhorar as condições de trabalho dos Bombeiros no período de isolamento social e as apresentações se restringiam aos quartéis da corporação.

O sucesso foi tão grande que, depois do convite da Associação dos Síndicos de Águas Claras e apresentações em condomínios da região administrativa, o projeto cresceu e passou a ser realizado em locais como o Aeroporto de Brasília, asilos, creches, Hospital de Campanha no Estádio Nacional, Paranoá, Estrutural, Santa Maria, Guará, Gama e Asa Sul. Cada espetáculo foi acompanhado pela doação de alimentos arrecadados junto à comunidade.

 

Ao longo de 2020, mais de 200 apresentações foram feitas em toda a capital e cerca de 28 toneladas de alimentos arrecadados foram doados. Para este ano, 30 exibições estão agendadas. Como medida de segurança adotada em razão da pandemia, os músicos mantêm o distanciamento uns dos outros, usam álcool gel e máscara. O público deve ficar a uma distância de sete metros da banda. Quem acompanhou o espetáculo em Águas Claras, por exemplo, viu o show das varandas dos apartamentos.

As apresentações da Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Claudio Santoro também podem ser vistas na internet. A orquestra lançou oficialmente, em agosto de 2020, o seu canal oficial no YouTube, trocando o auditório lotado das apresentações semanais no Cine Brasília, por mais de um milhão de acessos de seguidores nas redes sociais.