28/06/21 às 10h34 - Atualizado em 28/06/21 às 16h49

🚨🚨Área de Segurança Prioritária (ASP) é realizada na Estrutural

O Distrito Federal tem alcançado reduções criminais expressivas de criminalidade. Ano passado, atingiu o menor número de homicídios em 41 anos e, este ano, foi destaque nacional como a unidade da federação com maior redução de homicídios, de acordo com o Monitor da Violência. Para garantir que essa redução continue, e que seja equilibrada entre as regiões administrativas, a Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal (SSP/DF) lançou, no dia 22 de junho, na Cidade Estrutural, a Área de Segurança Prioritária (ASP).

A definição do local da ASP é feita a partir de elementos como: integrar microrregião – ou seja, locais com pequena extensão territorial, apresentar indicadores criminais altos em relação à média do DF e integrar regiões com menores dados populacionais. Com isso, é feito um mapeamento detalhado de vulnerabilidades sociais, de desordens como falta de iluminação, carcaças de veículos abandonados, mato alto, além, é claro, do raio-x da criminalidade.

Serão realizados, também, em conjunto com as forças de segurança, uma reavaliação das rotinas de emprego operacional, bem como da estrutura e funcionamento de delegacias e batalhões. Feito o diagnóstico, foi elaborado um plano de ação integrada com a participação de diversos órgãos do governo, como Casa Civil, Administração Regional, Secretarias de Obras e da Mulher, CEB, DF Legal e as forças de segurança pública.

A ASP também prevê ações de prevenção à violência com atividades culturais voltadas para diferentes públicos, como cursos, palestras, serviços de carteiras de identidade e de trabalho, atendimentos jurídico e psicossocial e serviços relacionados à veículos e habilitação.

Além da redução de crimes, durante o período de atuação – que poderá ser estendido a partir da avaliação da equipe técnica da SSP/DF – serão realizadas ações de gestão com outros órgãos do governo.

Confira as ações realizadas na região:

🚨Segurança Pública atuará por três meses na Cidade Estrutural

🚨🎨🎭ASP, na Estrutural, também terá programação cultural

🚨👧🏽🧒🏼Museu Itinerante de Drogas da Polícia Civil está na Estrutural

🚨👤Mais de 300 carteiras de identidade serão emitidas na Estrutural

🦺Defesa Civil distribui cestas básicas na Estrutural

🦺👧🏽🧒🏼Defesa Civil promove oficinas infantis para ensinar prevenção a acidentes

😷👨🏻‍🏫Desafios da pandemia é tema de palestra na Estrutural

✋🏼👩🏼‍🦱👩🏾Eventos voltados para a proteção da mulher na Estrutural

🚨🏪8ª DP leva mais segurança à Estrutural

🚨🎨Prevenção da criminalidade é tema de grafite em paradas de ônibus da Estrutural

🚨❤️🧑🏽‍🦱👧🏻Solidariedade e alegria marcam a ASP neste sábado (26)