6. SUBSECRETARIA DE OPERAÇÕES INTEGRADAS

É uma subsecretaria com características operacionais. Cabe à Subsecretaria de Operações Integradas (Sopi) planejar, coordenar, executar e avaliar as atividades de segurança pública, implementando normas e diretrizes específicas para orientar o emprego operacional em determinadas ações. É na Sopi que funciona o Centro Integrado de Operações de Brasília – CIOB, que reúne ações de 22 órgãos, instituições e agências do Distrito Federal voltadas à segurança pública, mobilidade, fiscalização, serviço e saúde.

Em casos complexos, a exemplo de manifestações populares e incidentes que impactam na dinâmica da Capital, o CIOB é fundamental para minimizar e até evitar prejuízos à população. Por estarem no mesmo espaço, as instituições têm mais capacidade de dar respostas em tempo hábil.

A Sopi também é responsável por cadastrar, fiscalizar e controlar órgãos, entidades, estabelecimentos comerciais e pessoas jurídicas de direito privado que tenham atividades sujeitas ao controle ou fiscalização da Secretaria da Segurança Pública e da Paz Social. A exemplo dessas atividades estão o cadastramento de empresas de segurança privada, de coletes balísticos e blindagem de carros.

É ainda função da Subsecretaria de Operações Integradas o cadastramento de qualquer evento, como shows artísticos e corridas, ou manifestações populares que demandem a ação dos órgãos de segurança pública.  Além de promover a integração entre as instituições do Sistema de Segurança Pública e demais órgãos de governo, a Sopi recebe as demandas da comunidade sobre os aspectos de segurança pública, fazendo a imediata assistência e atendimento por meio da Central Integrada de Atendimento e Despacho por meio dos telefones de emergência do 190 e 193.

6.1 COORDENAÇÃO DE APOIO OPERACIONAL

6.1.1 DIRETORIA DE SUPORTE E APOIO