Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal

6. SUBSECRETARIA DE OPERAÇÕES INTEGRADAS

É uma subsecretaria com características operacionais. Cabe à Subsecretaria de Operações Integradas (Sopi) planejar, coordenar, executar e avaliar as atividades de segurança pública, implementando normas e diretrizes específicas para orientar o emprego operacional em determinadas ações. É na Sopi que funciona o Centro Integrado de Operações de Brasília – CIOB, que reúne ações de 22 órgãos, instituições e agências do Distrito Federal voltadas à segurança pública, mobilidade, fiscalização, serviço e saúde.

 

Em casos complexos, a exemplo de manifestações populares e incidentes que impactam na dinâmica da Capital, o CIOB é fundamental para minimizar e até evitar prejuízos à população. Por estarem no mesmo espaço, as instituições têm mais capacidade de dar respostas em tempo hábil.

 

A Sopi também é responsável por cadastrar, fiscalizar e controlar órgãos, entidades, estabelecimentos comerciais e pessoas jurídicas de direito privado que tenham atividades sujeitas ao controle ou fiscalização da Secretaria da Segurança Pública e da Paz Social. A exemplo dessas atividades estão o cadastramento de empresas de segurança privada, de coletes balísticos e blindagem de carros.

 

É ainda função da Subsecretaria de Operações Integradas o cadastramento de qualquer evento, como shows artísticos e corridas, ou manifestações populares que demandem a ação dos órgãos de segurança pública.  Além de promover a integração entre as instituições do Sistema de Segurança Pública e demais órgãos de governo, a Sopi recebe as demandas da comunidade sobre os aspectos de segurança pública, fazendo a imediata assistência e atendimento por meio da Central Integrada de Atendimento e Despacho por meio dos telefones de emergência do 190 e 193.

 

6.1 COORDENAÇÃO DE APOIO OPERACIONAL

6.1.1 DIRETORIA DE SUPORTE E APOIO

6.1.1.2 GERÊNCIA DE APOIO OPERACIONAL

6.1.3 GERÊNCIA DE SUPORTE ADMINISTRATIVO

6.2. COORDENAÇÃO DE EVENTOS E ATIVIDADES ESPECIAIS

6.2.1 DIRETORIA DE EVENTOS E ATIVIDADES ESPECIAIS

6.2.2 GERÊNCIA DE INTEGRAÇÃO E PREVENÇÃO

6.2.3 NÚCLEO DE MONITORAMENTO E ASSESSORIA

6.2.4 GERÊNCIA DE EVENTOS

6.2.4.1 NÚCLEO DE EVENTOS

6.2.5 GERÊNCIA DE FISCALIZAÇÃO

6.2.5.1 NÚCELO DE ACOMPANHAMENTO E AVALIAÇÃO OPERACIONAL

6.2.5.2 NÚCLEO DE CONTROLE DE ATIVIDADES ESPECIAIS

6.3. COORDENAÇÃO DE PLANEJAMENTO

6.3.1 DIRETORIA DE PLANEJAMENTO

6.3.2 GERÊNCIA DE PLANEJAMENTO

6.3.3 GERÊNCIA DO SISTERMA INTEGRADOR

6.4 . CENTRO INTEGRADO DE OPERAÇÕES DE BRASÍLIA

6.4.1 DIRETORIA DE INTEGRAÇÃO E OPERAÇÕES

6.4.1.1 GERÊNCIA DE OPERAÇÕES