Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
4/02/19 às 15h32 - Atualizado em 4/02/19 às 16h04

23 delegacias funcionam em regime de plantão no DF

COMPARTILHAR

 

Adriana Machado, da Ascom – SSP/DF

 

 

Com mais duas delegacias que passaram a funcionar, desde a última sexta-feira (1º), em regime de plantão – Asa Norte (2ª DP) e Samambaia Sul (32ª DF) – subiu para 23 o número de delegacias em funcionamento ininterrupto no Distrito Federal. Desde a posse do governador Ibaneis Rocha, quatro delegacias voltaram a funcionar em regime de plantão. Desde o início de janeiro, a 19ª DP, localizada em Ceilândia, para atende a população do Sol Nascente, e a 11ª DP, no Núcleo Bandeirante, atendem 24 horas por dia.

 

Para o secretário de Segurança Pública, Anderson Torres, “a medida é importante no sentido de atender uma reivindicação dos brasilienses e um compromisso do governador, que a Secretaria da Segurança Pública e a Polícia Civil se comprometeram a solucionar de forma célere”.

 

“A população será imediatamente beneficiada e, desta forma, contribuirá para uma maior sensação de segurança”, acrescentou o diretor da Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF), Robson Cândido.

 

As duas delegacias reabertas funcionarão em regime de plantão apenas para o registro de ocorrências. As prisões em flagrante continuarão sendo encaminhadas à Central de Flagrantes (Ceflags). As mais próximas são a da área central (5ª DP) e Samambaia Norte, a 26ª DP.

 

A reabertura das delegacias foi possível com a aprovação da Lei nº 6.261, que instituiu o serviço voluntário na Polícia Civil do Distrito Federal. O plantão começa às oito horas todos os dias e as equipes de plantão serão complementadas por policiais civis que prestarão serviço voluntário.

 

O governo também aposta na criação de cargos para que policiais aposentados voltem à ativa. A proposta é que todas as 12 delegacias que ainda funcionam parcialmente possam atender 24 horas por dia. Além das delegacias de área, o cidadão pode registrar ocorrência pela delegacia eletrônica ou ainda fazer denúncias pelo telefone 197, da PCDF.

 

Segue a lista das delegacias que funcionam 24 h:

 

01ª DP – Asa Sul 

02ª DP – Asa Norte

04ª DP – Guará II

05ª DP – Setor de Grandes Áreas Norte 

06ª DP – Paranoá  c

11ª DP – Núcleo Bandeirante  

12ª DP – Taguatinga Centro 

13ª DP – Sobradinho 

15ª DP – Ceilândia Centro 

16ª DP – Planaltina 

18ª DP – Brazlândia

19ª DP – Ceilândia – setor P Norte

20ª DP – Gama  c

21ª DP – Taguatinga Sul 

24ª DP –Ceilândia – Setor O 

26ª DP – Samambaia Norte 

27ª DP – Recanto das Emas 

30ª DP – São Sebastião

32ª DP – Samambaia Sul

33ª DP – Santa Maria

Delegacia de Atendimento à Mulher (DEAM)

Delegacia da Criança e do Adolescente I – Asa Sul

Delegacia da Criança e do Adolescente II – Ceilândia

 

Edição: Joaquim São Pedro