Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
19/11/19 às 10h03 - Atualizado em 19/11/19 às 10h29

?⚽?Abertura do 1º Encontro Nacional das Academias de Militares Estaduais

COMPARTILHAR

Centro de Comunicação Social, da PMDF

 

 

A Polícia Militar do Distrito Federal e o Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal realizaram, na noite desta segunda-feira (18), a abertura do 1º Encontro Nacional das Academias de Militares Estaduais (ENAME).

 

A 35ª edição dos Jogos Acadêmicos de polícias e bombeiros militares reúne, em Brasília, delegações de 15 estados e do Distrito Federal, entre os dias 17 e 24 de novembro.

 

O evento visa integrar academias de polícias e corpos de bombeiros militares do Brasil, por meio de atividades pedagógicas, técnico profissionais e desportivas.

 

O chefe da Secretaria-Geral da Presidência da República, major Jorge Antonio de Oliveira Francisco, prestigiou a solenidade acompanhado pelos comandantes-gerais da PMDF, coronel Julian Rocha Pontes, e CBMDF, coronel Carlos Edilson Ferreira dos Santos.

 

A PMDF e CBMDF recepcionam cerca de 600 militares das delegações que representam a Polícia Militar do Rio de Janeiro, Polícia Militar do Pará, Polícia Militar do Estado de São Paulo, Polícia Militar do Estado de Alagoas, da Polícia Militar do Maranhão, Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro, Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão e Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Goiás.

 

Neste ano, os alunos se reúnem para um congraçamento esportivo. Uma novidade é a inclusão de palestras, seminários e apresentação de trabalhos científicos.

 

Logo após a abertura do ENAME, a aula inaugural foi proferida pelo Ministro de Estado Chefe Jorge Oliveira. Em discurso, o ministro falou aos cadetes sobre o orgulho de ser policial militar. “É uma satisfação representar as instituições” e completou “nós temos de ter orgulho daquilo que somos”.

 

Modalidades dos Jogos Acadêmicos

As disputas ocorrem no Centro de Capacitação Física do Corpo de Bombeiros e no Colégio Marista de Brasília nas seguintes modalidades: futebol de campo (masculino), futsal (masculino e feminino), vôlei (misto), basquete (masculino), judô (masculino e feminino), atletismo de campo e de pista (masculino e feminino), natação (masculino e feminino), xadrez (misto), cadete de aço (masculino e feminino), orientação (masculino e feminino) e tiro prático policial (misto).