23/10/20 às 15h39 - Atualizado em 23/10/20 às 15h55

­čĄŁ­čĹ« Seguran├ža P├║blica re├║ne-se com representantes do Setor Comercial Sul

Jo├úo Roberto e Adriana Machado, da Ascom – SSP/DF

Representantes das for├žas de seguran├ža e de v├írios seguimentos que atuam na ├írea central de Bras├şlia ÔÇô hot├ęis, com├ęrcio e sociedade civil (associa├ž├Áes) ÔÇô reuniram-se nesta quinta-feira (22), sob a coordena├ž├úo da Secretaria de Seguran├ža P├║blica (SSP/DF). O encontro ocorreu no Centro Integrado de Opera├ž├Áes de Bras├şlia (CIOB), como o objetivo de pontuar a├ž├Áes de policiamento e controle de desordens, que est├úo ocorrendo nos setores hoteleiros e no Setor Comercial Sul (SCS). Por conta dos resultados positivos, os representantes dos setores solicitaram que a a├ž├úo seja expandida para outras ├íreas.

ÔÇťRefor├žamos o compromisso do Governador Ibaneis Rocha em tornar o centro da capital federal uma refer├¬ncia para todo o Brasil, em conjunto com as diversas entidades tamb├ęm interessadas nesse objetivo. Continuaremos trabalhando de forma integrada para que esses espa├žos hist├│ricos sejam cada vez mais valorizados, pois Bras├şlia merece esse destaqueÔÇŁ, disse o secret├írio de Seguran├ža P├║blica do DF, delegado Anderson Torres.

Desde o in├şcio da opera├ž├úo, a Secretaria Executiva de Seguran├ža P├║blica, da SSP/DF, coordenou diversas reuni├Áes entre representantes da sociedade e ├│rg├úos do governo. A Cidade da Seguran├ža P├║blica serviu como base para diversos servi├žos oferecidos pelos ├│rg├úos p├║blicos a comunidade local, principalmente para as pessoas em situa├ž├úo de rua. O policiamento tamb├ęm foi intensificado.

Para o secret├írio executivo de Seguran├ža P├║blica, delegado J├║lio Danilo, ouvir as partes interessadas ├ę muito importante para a legitimidade da opera├ž├úo. ÔÇťA discuss├úo de temas voltados ├ás pol├şticas p├║blicas de seguran├ža no SCS e zona central de Bras├şlia com os mais variados atores, como sociedade civil, organiza├ž├Áes sociais e setor produtivo e comercial, robustece a an├ílise e auxilia bastante na busca de solu├ž├Áes para os problemas que se apresentam na ├írea, considerando que s├úo complexos e abrangem a atua├ž├úo de diversas ├íreas do governo do DFÔÇŁ, avaliou.

O presidente da Fecom├ęrcio-DF, Francisco Maia, disse que a entidade e os seus sindicatos apoiam a├ž├Áes para garantir seguran├ža e o bem-estar da comunidade. ÔÇťO objetivo da reuni├úo foi apoiar as a├ž├Áes da secretaria e pedir a continuidade das a├ž├Áes policiais na ├írea para que possamos gerar emprego e renda na cidadeÔÇŁ, explica o presidente. A opera├ž├úo de revitaliza├ž├úo do SCS e da ├írea central come├žou no in├şcio de julho, com mobiliza├ž├Áes sociais das Secretarias de Seguran├ža P├║blica (SSP/DF), de Assist├¬ncia Social (Sedes), de Sa├║de (SES), de Justi├ža (Sejus), do Trabalho (Setrab), da Mulher (SMDF), entre outras pastas.

Foto: Flávio Alves