20/03/20 às 17h28 - Atualizado em 24/03/20 às 15h36

🚨😷Coronavírus: Segurança Pública reúne órgãos para alinhar plano de enfrentamento

Lanna Morais, da Ascom – SSP/DF

Para alinhar próximas estratégias de enfrentamento e prevenção à COVID-19, enfermidade desenvolvida por portadores do novo coronavírus, a cúpula da Secretaria de Segurança do Distrito Federal (SSP/DF) se reuniu, nesta sexta-feira (20), com representantes de diversos órgãos do Governo do Distrito Federal (GDF) para traçar o planejamento operacional integrado de contenção de risco à população. O encontro ocorreu no Centro Integrado de Operações de Brasília (CIOB).

A reunião faz parte do cronograma implementado por meio do Comitê Executivo criado para monitorar diariamente e, em tempo real, o comportamento do vírus no Distrito Federal. Além da Segurança Pública, ainda fazem parte da Força Tarefa órgãos, instituições e agências da área da saúde, mobilidade, prestação de serviço púbico e fiscalização.

“Reuniões como essa são de extrema importância em situações emergenciais como as que estamos atravessando. O modelo de gestão integrada é justamente para dar celeridade às tomadas de decisões numa cadeia tão complexa e de ampla estrutura como é a do GDF. Por isso a importância de uniformizarmos procedimentos para oferecermos a assistência necessária e assertiva ao Distrito Federal”, destaca o secretário de Segurança Pública do DF, delegado Anderson Torres.

Com novos diagnósticos a cada dia, é importante calcular riscos e estudar diretrizes para que o poder público possa estar sempre à frente nas situações, como assinala Torres. “A avaliação recorrente de cenário nos obriga a sempre aprimorar nossas estratégias. Jamais nos acomodaríamos em uma situação tão delicada. Queremos nos antecipar a qualquer perigo que esse vírus possa representar. E, em cada reunião, percebemos que o GDF está uníssono nessa perspectiva”.

Participaram da reunião o secretário de Desenvolvimento Social do DF, Ricardo Guterres; o comandante-geral do Corpo de Bombeiros do DF, coronel Lisando Paixão; o subsecretário de Operações Integradas, coronel Carlos Paim; o subsecretário da Defesa Civil, coronel Sérgio Bezerra; o Diretor de Vigilância Epidemiológica, da Secretaria de Saúde, Cássio Peterka; o diretor-geral do Detran, Zélio Maia, e o adjunto, Valmir Lemos; O representante do DF Legal, dr. Gutemberg; o subsecretário de Inteligência da SSP/DF, George Couto; o subsecretário de Modernização Tecnológica da SSP/DF, Roberto Petruff.

Força Tarefa
O Comitê Executivo, que faz o monitoramento do coronavírus no CIOB, promove reuniões diárias a partir de informações repassadas em telas com dados das operações. Essas matrizes subsidiam as decisões tomadas pelo governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, que recebe e delibera, em tempo real, todas as ações de combate ao coronavírus em um centro de comando ao lado de sua sala, no Palácio do Buriti.

Além do Grupamento de Proteção Ambiental do Corpo de Bombeiros, o grupo no CIOB conta ainda com representantes das secretarias de Saúde e Casa Civil, além da Polícia Rodoviária Federal e das vigilâncias Sanitária e Ambiental.

Os canais de atendimento – 190, 192, 193 e 199 – também funcionam no CIOB e centralizam os atendimentos à população para o esclarecimento de dúvidas sobre as doenças, além dos atendimentos de rotina.

Foto: Rodolfo Aiello