14/02/20 às 20h31 - Atualizado em 14/02/20 às 20h31

🖥🎥 CIOB fará monitoramento de blocos de carnaval e pré-carnaval

Adriana Machado, da Ascom  SSP/DF

Pelo segundo ano consecutivo, o carnaval do Distrito Federal será monitorado pelo Centro Integrado de Operações de Brasília (CIOB), sob a coordenação da Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal (SSP/DF). Duzentos e três eventos de carnaval e pré-carnaval foram cadastrados. Cento e vinte serão realizados entre os dias 21 e 25 de fevereiro, 84 deles no Plano Piloto.

O monitoramento dos eventos – feito em tempo real – dará suporte às ações realizadas pelas forças de segurança. De acordo com o secretário de Segurança Pública, delegado Anderson Torres, o monitoramento ocorrerá com foco na repressão de ações criminosas. “O número de câmeras de segurança aumentou de forma considerável desde o último carnaval. Vamos atuar com mais de 600 câmeras, diferente do ano passado, quando tínhamos cerca de quatrocentas. Com isso, poderemos dar mais suporte às ações das forças de segurança que estarão em campo”.

O Centro, de gestão compartilhada, reúne 21 órgãos, instituições e agências do Governo do Distrito Federal voltadas para segurança, mobilidade, saúde, prestação de serviço púbico e fiscalização. Criado em julho de 2018, o local funciona de forma ininterrupta, ou seja, de segunda a domingo, 24h por dia. O objetivo do modelo de gestão integrada é dar mais celeridade e eficiência na resolução de situações e dar uma resposta mais rápida à população.

Durante os dias da festa, além dos órgãos que compõem a estrutura do CIOB, foram convidados para participarem da operação as secretarias de Secretaria de Governo (Segov), de Cultura (SECULT), e de Saúde (SES) – por meio da Vigilância Sanitária – Samu, Vara da Infância e Juventude (VIJ) e Conselho Tutelar.

Além da Casa Civil, que é a coordenadora do projeto, e a SSP/DF, fazem parte do Centro Integrado de Operações de Brasília:

• Secretaria de Saúde – SES;
• Secretaria de Fazenda – SEFAZ;
• Secretaria de Gestão do Território e Habitação – SEGETH;
• Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos – SINESP;
• Secretaria de Mobilidade – SEMOB;
• Secretaria das Cidades – SECID;
• Secretaria de Comunicação – SECOM;
• Polícia Militar do Distrito Federal – PMDF;
• Polícia Civil do Distrito Federal – PCDF;
• Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal – CBMDF;
• Departamento de Trânsito do Distrito Federal – DETRAN;
• Departamento de Estradas e Rodagens – DER;
• Agência de Fiscalização – AGEFIS;
• Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil – NOVACAP
• Companhia Energética de Brasília – CEB;
• Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal – CAESB;
• Companhia do Metropolitano do Distrito Federal – METRÔ-DF;
• Serviço de Limpeza Urbana – SLU;
• Instituto Brasília Ambiental – IBRAM.

Edição: Lanna Morais