Adriana Machado, da Ascom – SSP/DF
Levantamento divulgado nesta quarta-feira (5), pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) – Atlas da Violência 2019 – aponta o Distrito Federal como a unidade da federação com a segunda maior redução na taxa de homicídios. O período analisado foi entre 2007 e 2017.
De acordo com o estudo, o índice de assassinatos, a cada 100 mil habitantes, diminuiu 31,1% na Capital Federal. São Paulo teve a maior redução, registrando queda de 33,5%. O estudo é referente ao ano de 2017 e foi produzido pelo Instituto em parceria com o Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP).
Para o secretário de Segurança Pública do Distrito Federal, Anderson Torres, a redução é resultado da integração e do trabalho técnico das forças de segurança. “O trabalho estruturado, direcionado e técnico das forças de segurança do DF contribuiu para a redução dos homicídios. São reconhecidas nacionalmente”.
E as perspectivas são ainda melhores para os próximos relatórios, tendo em vista que os índices seguiram diminuindo ao longo de 2018 e também em 2019. Somente nos primeiros cinco meses deste ano, o número de crimes contra a vida caiu 12,1%.
“Trata-se de uma missão cada vez mais árdua seguir reduzindo esses índices no DF, mas estamos nos valendo do uso intensivo de dados de Inteligência para mapear os perfis dos crimes e planejar de modo ainda mais eficiente o combate a eles”, concluiu o secretário Torres.
Edição: Antonio Lorenzo