Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
18/10/19 às 19h32 - Atualizado em 18/10/19 às 19h55

?SSP/DF certifica alunos em curso de inteligência

COMPARTILHAR

Adriana Machado, da Ascom – SSP/DF

 

Com objetivo de promover o alinhamento e a integração entre as instituições de inteligência em Segurança Pública, a Secretaria de Segurança Pública (SSP/DF), realizou, entre os dias 30 de setembro e 18 de outubro, o 1º Curso de Inteligência de Segurança Pública – CISP 2019. A cerimônia de encerramento ocorreu nesta sexta-feira (18).

 

Trinta e dois alunos participaram da capacitação. Além dos servidores da SSP/DF, também participaram representantes de nove instituições, sendo elas: polícias Militar do Distrito Federal (PMDF) e Civil do Distrito Federal (PCDF), Corpo de Bombeiros (CBMDF), Departamento de Trânsito (Detran/DF), Secretaria de Justiça, Controladoria Geral do distrito Federal (CGDF) e Tribunal de Contas do Distrito Federal (TCDF).

 

O secretário de Segurança, o delegado federal Anderson Torres, falou da importância do curso na atividade policial e dos investimentos em capacitação nesta área. “Lembro-me do primeiro curso que fiz na área de inteligência, em 2009, e que até hoje os participantes se ajudam e trocam informações. Daremos sequência a este curso e faremos outras capacitações”. 

 

A metodologia utilizada proporcionou aos alunos aprendizagem baseada em resolução de problemas, aulas expositivas e dialogadas, avaliação formativa e utilização de técnicas de ensino de simulação.

 

O corpo docente foi composto por representantes de instituições como a Agência Brasileira da Inteligência (Abin), o Exército Brasileiro, Polícia Federal e forças de segurança locais. “Tivemos desafios, mas foram superados dado a qualidade de instrutores e alunos das agências de inteligências que participaram do curso”, avaliou o subsecretário de Inteligência da SSP/DF, George Couto.

 

Para aluna, a agente de polícia Mariana de Souza, a finalidade e do curso foi de fato atendida. “Durante três semanas tivemos contato com pessoas de diferentes instituições. Até então, algumas não trabalhavam com inteligência, mas a qualidade das informações recebidas superou qualquer diferença e nos possibilitou trocar informações”.

 

Inovação
No decorrer do curso, foi inaugurado o projeto Inteligência em Foco, que consiste na realização de palestras relacionadas a temas estratégicos de interesse na atividade de inteligência.
O projeto tem como objetivo ampliar o alcance sobre temas discutido. Desta forma, serão realizadas palestras sobre o tema de forma permanente.

 

Três palestras foram proferidas para cerca de 480 participantes.

 

Homenagem
Durante a cerimônia, os alunos do CISP 2019 escolheram como nome da turma Ianto Macedo do Couto. O homenageado é pai do subsecretário de Inteligência George Couto e fez parte do grupo selecionado pelo então presidente Ernesto Geisel para acompanhá-lo do Rio de Janeiro para compor o Gabinete de Segurança Institucional em Brasília.

 

Edição: Lanna Morais

Foto: Maurício Araújo