Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
4/11/19 às 18h20 - Atualizado em 4/11/19 às 18h41

??‍??‍A segurança pública da PMDF por trás dos grandes eventos

COMPARTILHAR

Centro de Comunicação Social, da PMDF

 

 

Falar de confiança em tema como segurança pública é enfatizar o valor da Polícia Militar do DF em grandes eventos, que além de exercer um papel fundamental na rotina da população, promove um planejado esquema de segurança dos participantes envolvidos.

 

Por trás de todo evento realizado na capital do país existe um forte aparato para cuidar que tudo saia exatamente dentro do previsto e que os participantes, tanto os expectadores quanto os protagonistas, voltem para suas casas ilesos e com segurança.

 

Para isso, a PMDF já prepara tudo antecipadamente. Enquanto uns treinam para darem o seu melhor em eventos esportivos, por exemplo, os policiais militares se preparam arduamente para mais um grande evento.

 

Tudo isso porque, além das delegações representativas de países ou estados participantes, Brasília, geralmente, recebe autoridades governamentais, dirigentes e funcionários. No caso do evento Copa do Mundo de Futebol Sub 17 da FIFA Brasil 2019, que acontece do dia 26 de outubro até 17 de novembro,  participam funcionários da FIFA, árbitros, convidados, mídia, apoiadores, comerciais, dentre outros grupos de participante, além de cidadãos de outros países.

 

cptran

 

No Sub 17, as escoltas ficam a cargo do Comando de Policiamento de Trânsito (CPTran), do Batalhão Motociclístico e do Comando de Missões Especiais (CME) que são empregados para deslocamentos dos times e das equipes de arbitragem. As rotas variam de hotéis, Centro de Treinamento, estádios e aeroportos. Dentro do Comando de Trânsito existe uma Central de Escolta e monitoramento onde pode-se antecipar possibilidade de problema durante o itinerário realizado pelas escoltas.

 

A operação consiste no emprego do efetivo dos Comandos Regionais e especializados escalados para a missão, para realização de ações de policiamento ostensivo, com condições satisfatórias de segurança e salvaguarda do patrimônio público e privado.

 

O Cenário da Operação Sub 17 conta com a participação de diversas unidades policiais militares entre elas, o Comando de Missões Especiais e suas unidades especializadas como o Batalhão de Policiamento com Cães, Batalhão de Operações de Choque, Batalhão de Operações Especiais, Batalhão de Rondas Ostensivas Táticas Motorizadas, Batalhão Motopatrulhamento Tático. Conta ainda com o Comando de Policiamento Montado responsável pelo emprego do cavalo na manutenção da ordem pública e na prevenção da criminalidade nos estacionamentos e imediações do Estádio Bezerrão.

 

O 1.° Regimento de Polícia Montada – CEL Rabelo através das Rondas Ostensivas Montadas realiza patrulhamento montado nas imediações e estacionamentos buscando por meio de abordagens prevenir a ocorrência de crimes e coibir o porte de objetos e substâncias proibidas e entorpecentes proporcionando ao público e torcedores um ambiente seguro.

O 2.° Regimento de Polícia Montada – GEN Egeo atuará de forma coordenada através do policiamento de choque montado no controle de massas e no restabelecimento da ordem em caso de grave perturbação da ordem e confusão generalizada entre torcedores, vândalos, agressores entre outros que estejam ameaçando a tranquilidade e organização do evento.

 

Os Comandos de Policiamentos Regionais locais, o do Departamento de Operações e as unidades administrativas também trabalham nos bastidores dos grandes eventos com a finalidade de organizar e estruturar toda a logística e ações que são desenvolvidas para manter a ordem pública.