Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
13/12/19 às 15h56 - Atualizado em 13/12/19 às 15h56

👨‍🏫SSP/DF capacita novos diretores dos Conselhos Comunitários de Segurança

COMPARTILHAR

Adriana Machado, da Ascom – SSP/DF

 

Com a posse das diretorias do Conselhos Comunitários de Segurança do Distrito Federal (CONSEG), em novembro, a Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal (SSP/DF) preparou uma capacitação para implementar diretrizes de atuação. O encerramento do curso ocorreu nesta sexta-feira (13), no Centro Integrado de Operações de Brasília (COPB), que fica ao lado do edifício sede da SSP/DF.

 

Durante a aulas – que ocorreram entre os dias 9 e 12 de dezembro – cerca de cem integrantes das diretorias dos 38 Consegs assistiram palestras sobre política criminal, condução de reuniões, fortalecimento e formato de eventos presididos pelos Conselhos. O detalhamento do decreto que regulamenta os Consegs, publicado em julho deste ano, também foi apresentado.

 

Para o secretário de segurança, o delegado federal Anderson Torres, os conselhos são fundamentais para a segurança pública local. “O atual governo prioriza a proximidade com a população. Não há como falar em segurança pública sem a participação da comunidade e os Consegs nos dão esta possibilidade. A capacitação também foi uma forma de mostrarmos as ferramentas e canais disponíveis na SSP/DF e forças de segurança para o combate à criminalidade”. 

 

A iniciativa foi bem avaliada pelos participantes. “A maior parte dos Conselhos é composta por novos integrantes. Desta forma, todos receberam a ação da Secretaria de forma positiva e importante para atuação em seus mandatos”, avaliou o coordenador dos Conselhos Comunitários de Segurança da SSP/DF, Marcelo Batista.

 

Os representantes tomaram posse em novembro, cumprindo a última fase para entrarem em exercício. A eleição ocorreu em setembro deste ano. O mandato tem duração de quatro anos. A reeleição será permitida uma única vez.

 

Edição: Lanna Morais

Foto: Maurício Araújo