Adriana Machado, da Ascom – SSP/DF
Com a posse das diretorias do Conselhos Comunitários de Segurança do Distrito Federal (CONSEG), em novembro, a Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal (SSP/DF) preparou uma capacitação para implementar diretrizes de atuação. O encerramento do curso ocorreu nesta sexta-feira (13), no Centro Integrado de Operações de Brasília (COPB), que fica ao lado do edifício sede da SSP/DF.
Durante a aulas – que ocorreram entre os dias 9 e 12 de dezembro – cerca de cem integrantes das diretorias dos 38 Consegs assistiram palestras sobre política criminal, condução de reuniões, fortalecimento e formato de eventos presididos pelos Conselhos. O detalhamento do decreto que regulamenta os Consegs, publicado em julho deste ano, também foi apresentado.
Para o secretário de segurança, o delegado federal Anderson Torres, os conselhos são fundamentais para a segurança pública local. “O atual governo prioriza a proximidade com a população. Não há como falar em segurança pública sem a participação da comunidade e os Consegs nos dão esta possibilidade. A capacitação também foi uma forma de mostrarmos as ferramentas e canais disponíveis na SSP/DF e forças de segurança para o combate à criminalidade”.
A iniciativa foi bem avaliada pelos participantes. “A maior parte dos Conselhos é composta por novos integrantes. Desta forma, todos receberam a ação da Secretaria de forma positiva e importante para atuação em seus mandatos”, avaliou o coordenador dos Conselhos Comunitários de Segurança da SSP/DF, Marcelo Batista.
Os representantes tomaram posse em novembro, cumprindo a última fase para entrarem em exercício. A eleição ocorreu em setembro deste ano. O mandato tem duração de quatro anos. A reeleição será permitida uma única vez.
Edição: Lanna Morais
Foto: Maurício Araújo