19/12/19 às 14h23 - Atualizado em 19/12/19 às 15h02

👤Programa Identidade Solidária emite quase 3 mil documentos

Adriana Machado, da Ascom – SSP/DF

De janeiro a novembro deste ano, a Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) entregou 2.961 identidades à população do Distrito Federal, por meio do Programa Identidade Solidária, do Instituto de Identificação (II). Os documentos foram entregues às pessoas hospitalizadas, encarceradas e com dificuldade de locomoção em todas as regiões administrativas.

Os maiores números de emissões – 2.105 – foram feitos em eventos sociais, realizados por órgãos públicos, como administrações regionais e secretarias, e entidades sociais, como abrigos e orfanatos. Uma das maiores participações da corporação foi no programa da Sejus mais Perto do Cidadão, programa da Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejus).

A equipe de papiloscopistas da PCDF também foi até hospitais tanto para emissão da 1ª ou 2ª vias de identidade ou ainda para fazer a identificação de pessoas que chegam sem documentação ou desacordadas. Nesta modalidade, 119 carteiras foram emitidas. “Fazemos esse tipo de serviço em conjunto com a Secretaria de Saúde. Muitas vezes as pessoas chegam em hospitais desacordadas e a equipe médica não tem como avisar os parentes, por exemplo”, explicou o diretor do I.I., Simão Pedro Albuquerque.

Em residências, atendendo pessoas com dificuldade de locomoção – cadeirantes ou mesmo portador de alguma deficiência – as equipes confeccionaram 101 identidades. “Este é um trabalho muito gratificante. Um dos últimos trabalhos foi uma visita ao Lar Pequenino Jesus, localizado no Lago Sul, em que atendemos 21 pessoas do abrigo que não tinham a identificação. Com o documento de identidade em mãos, essas pessoas poderão, efetivamente, exercer seus direitos civis e sociais, além de garantir o acesso aos serviços públicos de maneira mais rápida”, destacou Albuquerque.

A ação também foi realizada em unidades prisionais. De janeiro a novembro, 636 internos receberam o documento. De acordo com Simão, os internos são identificados assim que passam a fazer parte da massa carcerária, mas a emissão do documento somente pode ser feita pelo Instituto.

Para ter acesso ao serviço de identificação por meio do Identidade Solidária, é necessário preencher o formulário em um dos postos de Identificação ou Na Hora e solicitar o atendimento.

Edição: Lanna Morais

Foto: Andre Borges/Agência Brasília