Adriana Machado, da Ascom – SSP/DF
Por atingir índice de 100% de transparência ativa, a Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal (SSP/DF) foi premiada, juntamente de outros 53 órgãos e entidades da administração pública, com placa alusiva à conquista no Ranking de Transparência Ativa 2019, nesta quinta-feira (5). A homenagem, criada pela Controladoria-Geral do Distrito Federal (CGDF), premia instituições que divulgaram em seus sites institucionais informações de interesse coletivo, conforme determina a Lei de Acesso à Informação (LAI).
O secretário de Segurança Pública do Distrito Federal, o delegado Anderson Torres, falou da importância da divulgação de informações para a população. “A iniciativa de dar transparência aos nossos dados, às nossas ações é uma forma de mostrar ao cidadão o que tem sido feito para tornamos o Distrito Federal cada vez mais seguro e a forma de acessar com facilidades nossos serviços”.
Torres disse ainda que o prêmio é o reconhecimento ao trabalho de todos os servidores da pasta. “Este prêmio é dedicado aos servidores civis e militares da SSP/DF que se empenharam ao longo do ano para dar vazão à nossa política de Segurança Pública”.
A LAI determina a publicação de informações como endereço do órgão, contatos telefônicos e e-mails de servidores, além das despesas, contratos, convênios e licitações realizadas ao longo do ano. Em 2016, somente cinco órgãos públicos atingiram 100% do índice. Em 2017, foram 27 e, em 2018, esse número aumentou para 40.
O índice foi criado em dezembro de 2015, para estimular a transparência pública e o cumprimento da Lei de Acesso à Informação, por meio da competição saudável entre os órgãos e entidades do Executivo Distrital, e foi entregue ao final da V Semana de Integridade e Combate à Corrupção, promovida pela CGDF.