Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
6/12/19 Ă s 16h45 - Atualizado em 11/12/19 Ă s 13h30

🏆TransparĂȘncia de informaçÔes rende prĂȘmio Ă  SSP/DF

COMPARTILHAR

Adriana Machado, da Ascom – SSP/DF

 

Por atingir Ă­ndice de 100% de transparĂȘncia ativa, a Secretaria de Segurança PĂșblica do Distrito Federal (SSP/DF) foi premiada, juntamente de outros 53 ĂłrgĂŁos e entidades da administração pĂșblica, com placa alusiva Ă  conquista no Ranking de TransparĂȘncia Ativa 2019, nesta quinta-feira (5). A homenagem, criada pela Controladoria-Geral do Distrito Federal (CGDF), premia instituiçÔes que divulgaram em seus sites institucionais informaçÔes de interesse coletivo, conforme determina a Lei de Acesso Ă  Informação (LAI).

 

O secretĂĄrio de Segurança PĂșblica do Distrito Federal, o delegado Anderson Torres, falou da importĂąncia da divulgação de informaçÔes para a população. “A iniciativa de dar transparĂȘncia aos nossos dados, Ă s nossas açÔes Ă© uma forma de mostrar ao cidadĂŁo o que tem sido feito para tornamos o Distrito Federal cada vez mais seguro e a forma de acessar com facilidades nossos serviços”.

 

Torres disse ainda que o prĂȘmio Ă© o reconhecimento ao trabalho de todos os servidores da pasta. “Este prĂȘmio Ă© dedicado aos servidores civis e militares da SSP/DF que se empenharam ao longo do ano para dar vazĂŁo Ă  nossa polĂ­tica de Segurança PĂșblica”.

 

A LAI determina a publicação de informaçÔes como endereço do ĂłrgĂŁo, contatos telefĂŽnicos e e-mails de servidores, alĂ©m das despesas, contratos, convĂȘnios e licitaçÔes realizadas ao longo do ano. Em 2016, somente cinco ĂłrgĂŁos pĂșblicos atingiram 100% do Ă­ndice. Em 2017, foram 27 e, em 2018, esse nĂșmero aumentou para 40.

 

O Ă­ndice foi criado em dezembro de 2015, para estimular a transparĂȘncia pĂșblica e o cumprimento da Lei de Acesso Ă  Informação, por meio da competição saudĂĄvel entre os ĂłrgĂŁos e entidades do Executivo Distrital, e foi entregue ao final da V Semana de Integridade e Combate Ă  Corrupção, promovida pela CGDF.