2/12/19 às 12h09 - Atualizado em 2/12/19 às 16h12

🇧🇷 Segurança Pública realiza última cerimônia de hasteamento de bandeiras de 2019

Adriana Machado e Jọo Roberto, da Ascom РSSP/DF

A última cerimônia de hasteamento de bandeiras deste ano ocorreu nesta segunda-feira (2). A solenidade é realizada mensalmente pela Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal (SSP/DF). Por conta do período de chuvas, o evento – que até então ocorreu no estacionamento principal da pasta – foi realizado no auditório do Departamento de Trânsito (Detran-DF). Cerca de 200 pessoas participaram.

Esta é nona edição da solenidade, que foi instituída por meio da publicação da Portaria nº 37, em março deste ano, e foi organizada pela Subsecretaria de Gestão da Informação (SGI).  O objetivo é, além de incentivar o patriotismo, promover os símbolos nacionais e fomentar o espírito cívico, integrar servidores da SSP/DF e órgãos vinculados. O último hasteamento do ano foi organizado pela Subsecretaria de Gestão da Informação (SGI).

Para o secretário de Segurança Pública, delegado Anderson Torres, a cerimônia mensal é uma forma de resgatar a tradição e homenagear as pessoas e as instituições da Segurança Pública.

O secretário agradeceu, ainda, o empenho durante o ano e falou dos desafios para 2020. “Vamos manter o mesmo ritmo de trabalho, pois teremos desafios cada vez maiores a enfrentar. Para isso, conto com a ajuda de todos vocês”. O secretário encerrou pedindo um cuidado especial da segurança durante as festas de fim de ano devido o aumento da circulação de pessoas e dinheiro no comércio.

Também participaram da cerimônia o secretário executivo de segurança Pública, Alessandro Moretti, os diretores adjuntos do Detran-DF, Valmir Lemos, e da Polícia Civil do Distrito Federal, Benito Tiezzi, o comandante-geral da Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF), Julian Pontes, a presidente do Sindicato dos Delegados de Polícia Federal, Maria do Socorro Nunes, e o conselheiro de interior da Espanha, José Luis Berges.

Homenageados

Os servidores aniversariantes do mês de novembro foram lembrados. Nesta edição, sete servidores foram homenageados em agradecimento aos serviços prestados à SSP, cinco deles por terem se aposentado. Cada um recebeu das mãos do secretário Anderson um certificado de elogio.

Com 50 anos de idade, sendo 22 na segurança pública do DF, o agente policial de custódia Roberto Bussolaro considera importante homenagear os servidores que estão se aposentando. “É uma forma de reconhecer todos os anos de serviços prestados à sociedade. Vou sentir falta de fazer parte desta equipe, que acabou virando uma família. Porém, chegou a hora de ter mais tempo para a família e projetos pessoais”. Bussolaro já foi instrutor da Escola Penitenciária do DF e, pouco antes de se aposentar, trabalhava no Núcleo de Almoxarifado da SSP/DF.

Subsecretário da SGI por quatro anos, o professor da Universidade de Viçosa Marcelo Durante também foi homenageado por sua passagem pela SSP/DF. Ele agradeceu o apoio de todos os servidores da SGI e elogiou o trabalho que vem sendo realizado pela nova gestão. “O trabalho continua e, o mais importante, guiada por dados, por números, e não por achismos. O Distrito Federal está em posição de destaque em relação a outros estados, o que aumenta ainda mais a necessidade de novas metas e desafios a serem atingidos”.

Bombeiro Mirim
Cerca de vinte crianças que participam do Bombeiro Mirim, programa do CBMDF oferecido nas Regiões Administrativas do DF, participaram do evento. O programa oferece para crianças e adolescentes atividades esportivas, educativas, culturais e recreativas que contribuam para o desenvolvimento biopsicossocial dos participantes. Neste ano, 5.278 crianças e adolescentes foram atendidas pelo programa.

As fotos podem ser conferidas neste link.

Edição: Lanna Morais

Foto: Maurício Araújo